Riqueza.

Autor: Stuart M. Hook

Um dos maiores falsos deuses da nossa época é a riqueza. Todos nós estamos, de uma forma ou de outra, culpados de adorá-la. Como é doce o status social, o capital simbólico, que o dinheiro nos oferece. E como é grande, também, a brecha em nossa armadura espiritual que a paixão por dinheiro apresenta a Satanás! De fato, é trágico que nosso amor pelo dinheiro freqüentemente pesa mais do que a nossa fidelidade aos ensinos bíblicos. Esta raiz de todos os males tem capacidade de desviar até o mais ardente e fiel crente. É saliente, portanto, a nos interessar na visão bíblica em relação ao patrimônio.
Vamos esboçar, então, de forma bem resumida, o que o Novo Testamento nos diz sobre o assunto. Para começar, no sermão do monte, Jesus nos ensina a não nos preocuparmos com o dinheiro (Mt. 6:19-34). Na parábola do rico sem juízo, ele nos fala para não sermos nem gulosos, nem egoístas (Lc. 12:13-21). Num outro momento, Jesus ensinou o moço rico a passar o seu dinheiro excedente aos pobres (Mc. 10:17-31). Na carta de Tiago, podemos observar que o dinheiro tem a tendência de produzir um tipo de esnobismo (Tg. 2:1-7). João Batista diz para as pessoas dividirem o seu dinheiro e riqueza com os necessitados (Lc. 3:10-14). Jesus também declarou que a oferta da viúva pobre valia muito mais por causa de seu auto-sacrifício (Mc. 12:41-4). E, finalmente, ambos, Jesus e Paulo, falaram que, na mesma forma de João Batista, nós devemos dar um pouco do nosso dinheiro para ajudar outros (1 Co. 16:1-4; Mt. 6:1-4).
A nossa humilde análise permite a seguinte conclusão: não há presença de nenhum ensino bíblico individualista em relação à riqueza. Ao contrário, somos convocados para ter uma visão coletiva e solidária. Chamados para, numa atitude de ausência de interesse próprio, contribuir para a edificação do Reino de Deus. A nossa vocação se baseia numa ótica de amor e generosidade, que, por sua vez, também nos leva a meditar seriamente sobre o nosso compromisso no sustento da principal representação deste Reino na terra, a Igreja de Deus.

www.oitava.com.br
www.ftsa.edu.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*