Autor: Érico Tadeu Xavier
A palavra Trindade não aparece na Bíblia e por este motivo muitos têm afirmado que se trata de uma doutrina obscura e sem fundamento.
Assim também as palavras “onisciência” e “onipresença” tampouco se encontram na Bíblia; no entanto, ninguém se incomoda em usá-las, como também ninguém duvida que a Bíblia ensina que se trata de atributos de Deus.
A Trindade consiste de três Pessoas e não de uma; consiste de um Deus e não de três. Só há um Deus, mas existem três pessoas divinas. O Pai é uma Pessoa, o Filho é uma Pessoa e o Espírito Santo também é uma Pessoa, mas a divindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo é uma e é eterna.
DEUS È UM SÓ
Apesar deste modo triúno de existir e de revelar-se, o Velho Testamento acentua fortemente a unidade de Deus. “ Deus é um”, é expressão constantemente repetida no Velho Testamento. Havia amplas razões para essa insistência, pois o povo eleito vivia no meio de nações idólatras e politeístas. É este o motivo porque o Velho Testamento enfatiza tanto a unidade de Deus. Alguns textos são:
a) “O Senhor é Deus; nenhum outro há senão Ele” ( Dt 4:35);
b) “O Senhor nosso Deus é o único Senhor”( Dt 4:35);
c) “Ó Senhor Deus de Israel, que estás entronizado acima dos querubins, Tu somente és o Deus de todos os reinos da terra”( 2 Rs 19:15);
d) “Eu sou o primeiro e o último e além de Mim não há Deus” ( Is 44:6 );
e) “Naquele dia um só será o Senhor e um só será o Seu nome”( Zc 14:9 ).
O Novo Testamento também declara que Deus é um só. Vejamos:
a) “Que te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro” ( Jo 17:3 );
b) “Deus é um” ( Gl 3:20 ).
Só há um Deus, mas na perfeita unidade que é Deus , há uma eterna distinção entre três Pessoas que recebem os títulos “Deus” e “Senhor “ e a Quem se atribui a Criação.
1. O título “Deus” :
a) O Pai é Deus – Romanos 1:7 ; Gálatas 1:1; Efésios 4:6
b) O Filho é Deus – São Mateus 1:23 ; Romanos 9:5 ; Hebreus 1:8 ,
c) O Espírito é Deus – Atos 5:3-4 , Efésios 2:22.
2. O título “Senhor” :
a) O Pai é Senhor – São Mateus 11:25 ,
b) O Filho é Senhor – Atos 2:36 ; Romanos 10:9,
c) O Espírito é Senhor – 2 Coríntios 3:17.
3. Como “Criador” :
a) O Pai criou – Isaias 42:5 ; 45:18 ; 1 Coríntios 8:6,
b) O Filho criou – São João 1:3 ; Colossenses 1 :16 ; Hebreus 1:2 ,
c) O Espírito criou – Gênesis 1:2 ; Jó 26:13 ; 33:4 ; Salmo Salmos 104:27-30.
Nos textos acima citados , temos encontrado duas verdades aparentemente contraditórias :
1) Há um só Deus ;
2) Há três Pessoas que são Deus.
Como entender essa aparente contradição?
Vamos fazer uso de algumas ilustrações:
Ilustração errada : 1+ 1 + 1 + = 3 ( isto é politeísmo = muitos deuses )
Ilustração certa : 1 x 1 x 1 = 1 ( isto é monoteísmo = um só Deus )
A FAMÍLIA SILVA
João Silva
São três pessoas , porém , todas são chamados de SILVA
Maria Silva
André Silva
A FAMÍLIA DO CÉU
Deus Pai
São Três Pessoas , porém , todas são chamadas DEUS
Deus Filho
Deus Espírito Santo
Há um só Deus , mas nesta unidade há três Pessoas. As três Pessoas da Trindade é o Deus único em quem cremos . São Três Pessoas vivas , eternas , santas , soberanas , imutáveis , etc.
Quando falamos que cremos em Deus estamos afirmando que cremos no Pai , no Filho e no Espírito Santo. Deus é a Trindade . A Trindade é Deus . ( Jesus é Filho apenas no plano de redenção porque Ele se fez carne=homem , Jo 1:14 ) .
A TRINDADE NO VELHO TESTAMENTO
A doutrina da Trindade está presente por todo o Velho Testamento . Eis alguns exemplos:
1. No nome ELOHIM .
Elohim , que aparece logo no primeiro versículo da Bíblia ( Gn 1 : 1 ) , é um nome plural . ( No hebraico pode haver singular , dual ou plural – que é três ou mais ) . Deus o Pai não estava sozinho por ocasião da criação do mundo e do homem . Ele estava acompanhado dos outros dois membros da Trindade .
Um texto favorito dos que rejeitam a doutrina da Trindade é Deuteronômio 6 : 4 : “ Ouve , Israel , o Senhor nosso Deus é o único Senhor “ . Eles esquecem porém que a língua hebraica ( Língua original ) favorece a crença na Trindade . Diz assim : “ Ouve, Israel o Senhor ( no singular ), nosso Elohim (no plural ) é o único Senhor “ .
No mesmo texto aparece outro detalhe muito importante . A palavra hebraica traduzida “único” ( o único Senhor ) é echad que significa uma unidade composta ( ver Gn 11 : 6 e 2:24 ) . Em hebraico existe outra palavra para “unidade única “. É a palavra yachid ( ver Gn 22:2 ) .
2. Evidências da gramática .
O uso do plural em Gênesis 1: 26 – 27 . “ Também disse Deus : Façamos o homem à Nossa imagem , conforme a Nossa semelhança…Criou Deus , pois , o homem à Sua imagem , à imagem de Deus o criou “.
O uso do plural aqui não se trata de modéstia . Eis outros exemplos:
“ Então disse o Senhor Deus : Eis que o homem se tornou como um de Nós , conhecedor do bem e do mal
( Gn 3 :22 ) ;
“ E disse o Senhor :…Vinde , desçamos e confundamos ali a sua linguagem “ ( Gn 11: 6-7 ) ;
“ Ouvi a voz do Senhor , que dizia : A quem enviarei e quem há de ir por Nós?” ( Is 6:8).
Se nestas passagens o plural fosse o plural de modéstia, então os verbos também estariam no plural, mas eles estão no singular.
3. Na menção das três Pessoas .
O Pai , o Filho e o Espírito Santo são mencionados em um mesmo texto ou evento .
“ O Senhor se lhes tornou Salvador…e o Anjo da sua presença os salvou… O Espírito do Senhor lhes deu descanso” ( Is 63: 7-14 ).
Em Isaias duas vezes o Filho , como Servo do Senhor , Se associa com o Pai e com o Espírito Santo ( Is 48:16; 61:1-2 ; comparar com Lc 4:17-20 ).
Ageu 2 : 4 – 7 : “Diz o Senhor dos exércitos …o Meu Espírito habita no meio de vós… e virá o Desejado de todas as nações”.
4. Textos que falam do Messias e do Espírito Santo .
Na verdade o Espírito Santo é mencionado 88 vezes no Velho Testamento . Os profetas anunciaram a vinda do Messias = Cristo em muitas das suas profecias . A profecia de Isaias 9:6-7 é uma das mais claras sobre a Pessoa e a Obra de Cristo em todo o Velho Testamento : “ Porque um Menino nos nasceu , um Filho se nos deu , …e o Seu nome será …Deus Forte “ .
Estas passagens e outras quando interpretadas á luz do Novo Testamento não deixarão dúvida alguma da doutrina da Trindade .
A TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO
No Novo Testamento a doutrina da Trindade chega a seu completo desenvolvimento. Por todo o Novo Testamento as três Pessoas da Trindade são mencionadas. Eis alguns exemplos:
1) Na encarnação-
“ Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo e o pode do Altíssimo te envolverá com a Sua sombra; por isso o Ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” ( Lc 1:35).
“ O que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará a luz um filho e Lhe porás o nome de Jesus… e Ele será chamado pelo nome de Emanuel ( que quer dizer : Deus conosco)” ( Mt 1: 20-23).
2) No batismo do Senhor-
“Ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus e, estando Ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: tu és o Meu Filho amado, em Ti Me comprazo” ( Lc3: 21-22).
O Filho é batizado, o Pai testemunha dEle desde o céu e o Espírito Santo desce.
3) Na obra da redenção-
“Quando porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso Salvador… segundo Sua misericórdia Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador” ( Tt 2: 4-6).
“ Eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo” ( 1 Pe 1:2).
Na passagem de João capítulo 3, um dos textos mais usados para anunciar o Evangelho, percebe-se claramente a participação do Deus trino na obra a favor do pecador. Ali vemos que:
a) O Espírito REGENERA ( vs. 3-12)
b) O Filho REDIME ( vs. 13-15)
c) O Pai REVELA Seu amor (v. 16)
4) Na ressurreição-
O Pai – “ Ao qual, porém, Deus ressuscitou” (At 2:24)
O Filho – “ Destruí este santuário e em três dias o reconstruirei… Ele porém se referia ao santuário do Seu corpo ( Jo 2: 19-21)
O Espírito Santo – “ Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, Esse mesmo que ressuscitou Jesus dentre os mortos, vivificará também os vossos corpos mortais, por meio do Seu Espírito que em vós habita’ ( Rm 8:11)
“ Vivificado no Espírito “ ( I Pd 3:18).
5) Na vinda do Espírito Santo
“ Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará outro Consolador… mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em Meu nome “ ( Jo 14: 16, 26).
“Quando, porém, vier o Consolador, que Eu vos enviarei da parte do Pai… Convém-vos que Eu vá porque, se Eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém Eu for, Eu vo-lO enviarei” ( Jo 15:26; 16: 7).
6) Na missão da igreja-
“Ide , portanto, fazei discípulos de todas as nações , batizando-os em nome ( não nos nomes) do Pai, do Filho e do Espírito Santo” ( Mt 28:19).
7) Nos dons dados à igreja –
“Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” ( 1 Co 12: 4-6).
8) Nas saudações apostólicas –
“Sem cessar, recordando-nos diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo…porque o nosso Evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas sobretudo em poder, no Espírito Santo” ( 1 Ts 1: 3-5).
“Graça e paz a vós outros, da parte dAquele que é, que era e que há de vir ( o Eu-Sou-Jeová), da parte dos sete Espíritos (Is 11:1) que se acham diante do Seu trono e da parte de Jesus Cristo” ( Ap 1: 4 – 5 ).
9) Em doxologias –
“Orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo” ( Jd 20, 21).
“ A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” ( 2 Co 13:14).
10) Na oração do crente –
“ Porque por Ele [ o Senhor Jesus], ambos temos acesso ao Pai em um Espírito” ( Ef 2:18).
“Fortalecei-vos com poder mediante o seu Espírito… habite Cristo nos vossos corações… para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus” ( Ef 3: 16-29).
11) No serviço e no louvor do crente –
“ Enchei-vos do Espírito… louvando de coração ao Senhor… dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome do Senhor Jesus Cristo “ ( Ef 5: 18-20).
“ Nós adoramos a Deus no Espírito e nos gloriamos em Cristo Jesus” ( Fp 2:3).
Muitas outros exemplos poderiam ser citados e a relação de textos que temos visto é apenas representativa e não esgota todas as referências existentes.
Concluindo podemos afirmar que :
1. A doutrina da Trindade está tanto no Velho como no Novo Testamento ;
2. Que o Filho é tão divino como o Pai ;
3. O Pai é tão divino como o Filho ;
4. O Espírito Santo é tão divino como o Pai e como o Filho ;
5. As três Pessoas são distintas e eternas ;
6. Que a Trindade é Deus e Deus é a Trindade ;
7. A doutrina da Trindade é essencial a uma verdadeira compreensão de Deus, pois quando afirmamos que cremos em Deus estamos dizendo que cremos no Pai , no Filho e no Espírito Santo.
Faça um comentário