Porque tanto sofrimento?

Autor: Sandro Xavier

“Sentimos e, portanto, sabemos que o drama de nossa vida presente é apenas·um ato incompleto de um drama maior e que o enredo, por mais incongruente·que possa parecer neste mundo chegará a um desfecho lógico e satisfatório no·mundo seguinte”. “(ImmanuelKant)
O maior sofrimento que conhecemos é o nosso próprio. Por mais que se tente ser compassivo (aquele que sente junto), não se consegue sentir propriamente o que a outra pessoa está sentindo no seu sofrimento. Assim, o único sofrimento que nós conhecemos plenamente é o que nós mesmos passamos. E a maioria das pessoas compara seus sofrimentos. Quando alguém conta o que está passando, ou já passou, algumas vezes ouve outros dizerem: ” E, eu?”, “Isso não é nada”, ” Na minha vez foi muito pior “, etc…
Jesus já tinha dito que no mundo teríamos aflições. É coisa que acontece com todos os que vivem neste mundo. É lógico que alguns sofrimentos de nossa vida vêm porque não atentamos para as orientações de Deus. Mas sempre é tempo de reorientarmos nossa vida. Sofrer é coisa que acontece com todos; o que nós temos de diferente é o constante apoio do Espírito Santo de Deus,que consola e mantém nossa alegria e esperança, a despeito de qualquer coisa que nos tente desanimar.
Uma atitude importante nos momentos de sofrimento encontramos na vida de Jó. Ele nem sabia porque lhe acontecia aquilo tudo, tanto sofrimento e desgraça… É normal que alguém faça tal questionamento: Por que tanto sofrimento? Mas Jó sabia que a única coisa que não poderia fazer era desconfiar de Deus. Mesmo que tudo o que estava  lhe acontecendo viesse de Deus, Ele era Soberano e Seus propósitos eram santos. Jó também questionava suas atitude se tinha a consciência tranqüila de que não fizera nada para merecer aquele sofrimento todo (como afirmava a Teologia da Retribuição, à época). O mais triste foi o aparente consolo de seus amigos, que só fizeram tentar colocar a culpa no coração de Jó.
Enfim, “mudou a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos”(Jó,42.10). A oração é momento de solidariedade e união com Deus. Usemo-la para amenizar nosso sofrimento!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*