No limite…

Autor: Pr. Paulo Cesar Ramalho
Muitas pessoas não perdem um episódio sequer de uma série de televisão chamada “No Limite”. O programa consiste em uma competição entre duas equipes, em um local isolado, onde as pessoas tem de superar seus limites a fim de conseguirem um prêmio em dinheiro bastante grande. As competições são um desafio para os limites físicos e emocionais dos concorrentes, que tem inclusive que se submeter à falta de alimentos ou a alguns banquetes bastante repugnantes. Tudo para se conseguir um prêmio em dinheiro.
Na nossa vida diária, também somos muitas vezes levados ao nosso limite. E o problema para muitos é que a derrota não significa a perda de uma grande soma em dinheiro ou da fama alcançada por se aparecer na televisão. A derrota na vida significa a perda de coisas muito mais importantes como a auto-estima, a felicidade e a paz no coração. Perder na vida é uma das piores coisas que pode acontecer, pois ninguém está preparado para a derrota. O ser humano é inconformado com a possibilidade de perder. Tanto é assim que lamenta-se a perda na luta contra uma enfermidade de uma parente, o fim de um relacionamento, a perda de um emprego ou de algum objeto particular e até mesmo a derrota de um time de futebol para o qual se torce. Para o ser humano comum, a derrota é o fim.
O apóstolo Paulo foi um homem que viveu constantemente no limite. Desde sua conversão até sua morte, este homem viveu cercado de problemas e adversidades. No capítulo 11 de sua Segunda Carta aos Coríntios ele fala que passou por naufrágios, foi acoitado, preso, maltratado e ameaçado de morte. Todavia, ao invés de ficar lamentando sua situação, ele descobriu o segredo para se vencer os limites da vida. Ao pedir a Deus que o livrasse de um problema, o Senhor lhe disse: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (verso 9). Em outras palavras, Deus disse àquele homem que se ele vivesse na Sua dependência, o Senhor o fortaleceria e o levaria à vitória. Ele tinha então duas opções: confiar na providência de Deus, ainda que isso parecesse algo muito difícil, ou então confiar na sua própria força, o que significaria uma derrota ainda maior. Paulo preferiu confiar em Deus, a ponto de afirmar: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” (verso 10). Em outro lugar ele afirma: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 5:28). Que coisas são essas? São todas as experiências pelas quais passamos que nos levam a ver onde estávamos errando para podermos corrigir nossas posturas de vida. Assim, a derrota pode ser o caminho mais curto para a vitória, desde que aprendamos a tirar alguma lição dela. E, quando entendemos que Deus usa até os problemas para nos levar à vitória, conseguiremos aprender a lição que Paulo aprendeu com suas lutas: “Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor (Romanos 8:38,39). Por isso, se você está vivendo no limite, permita que o Senhor o fortaleça e o ajude a andar confiado no Seu amor. Só assim você será realmente um vencedor.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*