Frestas de esperança

Autor: Milton Schwantes

Corrupções há muitas, mas nenhuma nos poderá roubar a esperança. Às vezes bem que dá vontade de ficar de olho só nas coisas ruins que se fazem. A gente até que gosta de assistir na telinha denúncias contra corruptos. Corrupção vende bem! É estranho mas é assim.
Planos econômicos é que não faltam. Raro é algum deles beneficiar quem trabalha. No fim das contas, quem lucra mesmo são os bancos. Não é mesmo mister Malan? Mas estes e outros não nos podem tirar a esperança.
Ora, quem ficar demais com o olho na corrupção pode perder de vista o horizonte. Se a gente enfiar demais a cabeça nestes altos submundos da roubalheira, pode não achar saída. Não é mesmo?
Quando era criança, ainda se podia comer laranja debaixo da laranjeira. A laranjinha que a gente mesmo escolhe, tem mais gosto. Pelo menos assim me parece. Mas, como a gente acha a melhor das frutas, aquela que é amarelinha, bem formada? Ora, mudando de perspectiva! Na procura, a gente precisa dar passos para um e para outro lado. Mudando de posição a gente vê melhor onde estão as mais lindas e saborosas frutas. Quem só vê de um jeito, acaba não pegando as melhores coisas na vida.
Quem só olha corrupção, pode chegar a pensar que “tá dominado, tá tudo dominado”.
Há remédio pra isso?
Há! Acho que temos frestas. Existem caminhos a trilhar.
Por exemplo: participe da Comunidade, da Igreja!
Na Comunidade buscamos por novas visões. Queremos ver a vida, a de cada um e de cada uma de nós, em novas perspectivas. Ansiamos por frestas que permitem ver para além do desespero.
Não fique só, diria eu, porque daí teu coração pode desanimar. Você corre o sério risco de ver as coisas a seu redor de modo tão tristonho que a esperança se vai.
É o Espírito Santo que assim te inquieta. Não tenho a capacidade de te animar. Minhas forças não dão pra tanto. Então, não te fies em mim. Confia no Santo Espírito. É Ele quem, dia a dia, já te está animando a crer no bem, a confiar nas pessoas.
O Espírito da Vida é quem te quer ver na companhia de mais pessoas. Eis uma das frestas de esperança. Bem, frestas são pequenas. Mas por elas se pode ver muito!
Por isso, cultive a esperança. Junte seus passos aos de outras pessoas.
Ó Deus das frestas e esperanças, dá-nos paz para esperar nossa visão ser ampliada para além das frestas. Inunda nosso coração com esperança viva. Dá-nos especiais momentos de amor em comunidade. Em Jesus. Amém.

——–
Milton Schwantes é pastor da IECLB e doutor em Teologia, com especialização em Antigo Testamento, pela Faculdade de Teologia da Universidade de Heidelberg, Alemanha. É professor no Curso de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, em São Bernardo do Campo (SP).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*