Autor: Neirson Alves Ferreira
Texto Básico – Deut. 18. 9 – 14
Neste estudo não abordaremos todas as heresias ensinadas pelo espiritualismo, nem nos deteremos na história e nas subdivisões do espiritismo, apenas daremos ênfase as doutrinas da reencarnação e consulta aos mortos por estarem ligados.
I – A REENCARNAÇÃO
1 – Classificam os espíritos, de um modo geral, em quatro categorias. Imperfeitos, bons, superiores e puros. Essa doutrina anula a idéia de salvação pela graça e invalida a obra de redenção do pecador mediante a morte de Nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.
2 – Toda a doutrina espírita é baseada na reencarnação.
a – Usam Jo. 3.3 para afirmarem que Jesus ensinou a reencarnação. Jesus ensina neste texto um renascimento espiritual, ele deixa bem claro no v.6 do mesmo capítulo. Este é o mesmo ensinamento do Apóstolo Paulo em II Cor. 5.17.
b – Jo. 1. 12:13. “Vontade di varção…”
c – Afirmam qu João Batista foi a reencarnação de Elias, usando o texto de Mt. 17. 10 – 12; Lc. 4.17.
d – As escrituras não ensinam tamanha heresia, o que Jesus fez foi parafrasear os escribas. Mc. 4.5.
e – Ele está dizendo que Elias já veio, não se fala aqui da reencarnação. João seria porém, uma personalidade semelhante ao progeta Elias, em caráter, poder, coragem, intrepidez, lealdade e fidelidade.
(a) Elias enfrentou duras provas com o rei Acabe e sua esposa Jesabel, esta o procurou para o matar. I Reis 19. 2 – 3.
(b) João Batista, também enfrentou duras provas com o rei Herodes e perdeu sua vida por causa da “esposa” dele. Mt. 14. 1 – 12.
(c) Elias enfrentou 400 profetas de Asera e 450 profetas de ball. I Reis 19.19. No Monte Carmelo.
(d) João Batista pregava no deserto e as multidões iam ouvindo e ele dizia: “Raça de víboras…” Mt. 3.7
(e) João Batista não podia ser a reencarnação de Elias, pois conforme II Reis 2.11, Elias não desencarnou.
(f) O próprio João disse que ele não era Elias. Jo. 1.21.
(g) Se fosse a reencarnção de Elias, no monte da transfiguração teria aparecido João e não Elias. Mt. 17.3. Na transfiguração eles aparecem em corpos glorificados, dando-nos uma amostra que de como seremos… No espiritismo, o espírito dos mortos entra em corpos…”
3 – Na transfiguração, fica provado também o embuste, o dolo e má fé da doutrina espírita. Quase dois mil anos são passados e Moisés é Moisés, Elias é Elias, nada de reencarnação, o que sou serei para sempre…”
Se existesse reencarnação, ao chegar ao estágio final de qum seria o espírito? De João? Manoel? Maria? Pois segundo a doutrina espírita, a pessoa sempre se manifesta com o nome da última encarnação.
II – COMUNICAÇÃO COM OS MORTOS
1 – Ensinam os espíritas que os mortos voltam para comunicar-se com os vivos através dos médiuns… Mas segundo as Escrituras, os mortos não voltam, vejamos: Ecl. 12.7; Hb. 9.27, Lc. 16. 19 – 31.
a – O rico pediu que Lázaro molhasse a ponta do dedo para refrescar-lhe a língua… Lc. 16. 24 – 26, mas Deus não permitiu.
b – Pediu que Lázaro fosse a sua casa avisar seus cinco irmãos. 16. 27 – 28. Deus não permitiu. Lc. 16. 29.
2 – Deus proibiu terminantemente a invocação aos mortos. A proibição divina de se consultar aos mortos, não prova que exista a possibilidade dos vivos se comunicarem com os mortos. Prova apenas que havia a tentativa de comunicação. Deus sabe da sagacidade do diabo e que ele pode transformar-se em “anjo de luz” II Cor. 11.14. Na prática de tais consultas sempre houve embuste, farsa e manifestação do diabo.
3 – Deut. 18. 11 – 12; Jó 7. 9 – 10. Os espíritas alegam que Samuel apareceu depois de sua morte a Saul. A Bíblia não diz isso. Saul consultou a feiticeira I Sm. 28.7, que declarou que subiam deuses(28. 13) Respondeu-lhe o Rei: Não temas; que vês? Então a mulher respondeu a Saul: vejo um deus que sobe da terra; viu um vulto. Só a feiticeira, viu um vulto e supôs ser Samuel. O diabo enganou os dois.
a) Quem sobe da terra? Deus? Servo de Deus nesta caso Samuel, que partiu para a glória? Claro que não, o nosso Deus está no Céu. Sl. 52.2, Sl. 15.16, etc.
b) Jesus depois que ressuscitou subiu para o Céu: At. 1. 9 – 11, Lc. 24. 50 – 51.
c) Os Servos de Deus após a morte irão para o Céu.
(a) Lázaro foi levado pelos anjos. Lc. 16. 22. Onde estão os anjos? Debaixo da terra?
(b) Estevão via o céu aberto a esperar por ele: At. 2. 55 – 56.
(c) Jesus disse: “… Para que onde estou estejais vós também”. Jo. 14. 3 b.
d) A mediunidade é pecado gravíssimo, condenado pela Bíblia de ponta a ponta. Onde é castigado com a pena máxima (At. 16. 18, Ap. 21. 8) dizer que Deus permitiu o aparecimento de Samuel mediante a pitonísa (28. 11) é afirmar que Deus contrariou à sua própria palavra.
e) Como satanás, sabia da condenação sobre Saul, repetiu-a, profetizou sua morte, morreu e uma das causas foi essa consulta. I Cronc. 10. 13.
CONCLUSÃO
O espírita está sob a ação direta do diabo. Precisa de nossa ajuda e de nossas orações.
Faça um comentário