Dietrich Bonhoeffer (1906-1945)

Autor: Maurício Grille Martini




Em 9 de abril de 1945, o pastor e teólogo luterano Dietrich Bonhoeffer foi martirizado no campo de prisioneiros de Flossenburg, Alemanha. Morte por enforcamento.

Dietrich Bonhoeffer nasceu em Breslau, Prússia, na data de 4 de fevereiro de 1906 . Recebeu educação teológica em Berlim e Nova Iorque . Nos anos de 1929 a 1930 trabalhou como assistente pastoral numa congregação evangélica na Espanha. Durante esta época viajou por alguns países de língua latina como México e Cuba.

Dotado de uma visão e prática ecumênica avançada para a época, Bonhoeffer foi ordenado pastor em 1931. Por meio de conferências e seminários pela Europa, ele vigorosamente defendia a causa do ecumenismo e desafiava as igrejas cristãs a participarem de movimentos e associações de cunho ecumênico.

Sua resistência sistemática ao Nacional Socialismo de Hitler fez de Bonhoeffer um líder e advogado em defesa dos cidadãos judeus. O discurso fez-se ação quando ele ajudou e organizou a fuga de judeus para a Suíça. A partir de 1934, já perseguido, exerceu clandestinamente seu ministério na Alemanha, até ser preso em 1943 acusado de envolvimento num plano para assassinar Hitler. Foi executado dois anos depois; familiares dele também foram mortos por participarem de movimentos de resistência.

Além de teólogo, Dietrich Bonhoeffer foi escritor e poeta. Soube como ninguém transformar a sua fé em vida, e sem sombra de dúvidas é um dos teólogos mais importantes do milênio.

Causa estranheza e preocupação a pouca atenção que a comunidade evangélica deu para esta data e personagem, principalmente numa Europa contemporânea cada vez mais sendo invadida pelo neonazismo (mais organizado e conseguindo espaço no cenário político), e aqui no Brasil florescendo em terreno fértil, motivado pelo movimento revisionista.

Dietrich Bonhoeffer, o Cristão, aprendeu com todas as letras a mensagem que o Cristo Ressuscitado deixou: "Prova de amor maior não há, do que dar a vida pelo irmão".

Para saber mais: http://www.dbonhoeffer.org

www.sermao.com.br


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*