Autor: Marco Antonio dos Santos
I. Definição:
O vocábulo dança é uma das possíveis traduções da palavra grega "paizo" e seus correlatos, bem como da palavra "shireh" da língua hebraica. São elas comumente traduzidas por: agir como criança, dançar, gesticular, imitar. O dicionário Barsa traduz dança como seqüência de movimentos e passos rítmicos, executados geralmente ao som da música, por uma pessoa só ou parceiros, dançar significa também mover-se em diversos sentidos; agitar-se.
II. Ensino Bíblico
Encontramos também no Antigo Testamento danças por ocasião das celebrações de vitória (Ex 15.20; Jz 11.34).
Por ocasião das festas da colheita havia manifestações de dança, como registra juizes 21.21. Estas manifestações eram sempre de uma dança harmonicamente desenvolvida por um grupo, a qual narrava uma história.
"(…) foi, pois Davi, e com alegria, fez subir a Arca de Deus (…) Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; (…) Assim Davi, com todo o Israel, fez subir a Arca do Senhor, com júbilo, e ao som de trombeta" (1Sm 6.12-15). Esta passagem nos relata um fato histórico em Israel: a comemoração, com grande alegria do retorno da Arca da aliança, a qual simbolizava para o povo judeu a própria presença de Deus. E a Bíblia diz que Davi, embora estivesse vestido com uma estola sacerdotal de linho – traje que representava reverência dançava com todas as suas forças para expressar sua alegria e gratidão a Deus.
Nos salmos cúlticos (26.6; 42.4; 149.3; 150.4) aparece a palavra shireh. Estes contextos nos fazem lembrar as procissões promovidas pelo povo, rumo ao templo.
No templo, o culto era o mais impeditivo possível. Os que entravam nos átrio eram somente os sacerdotes, dentre esses somente o sumo-sacerdote adentrava ao santo dos santos. Do "auditório" não se ouvia nenhum som de louvor. Os cantores, ministros do canto, entoavam os louvores (estes eram também sacerdotes). Ao povo em geral não se lhe era dado o direito de pisar o átrio. Os homens tinham o seu espaço, as mulheres outro mais atrás, os gentios atrás do muro. (Jesus revela sua indignação no templo, pois, o lugar dos gentios estava ocupado pelos vendedores. Jesus afirma, então, que aquela casa será chamada “Casa de Oração” para todos os povos). Sendo assim, se o povo não participava da "cerimônia" propriamente, encontravam eles uma maneira de expressão, e esta foi "no caminhar para templo". Ajudando a multidão, engrossando a procissão, cantavam os salmos. Os salmos cúlticos se reportam a isso, e a palavra acima mencionada é assim traduzida "andarei", passava eu com a multidão do povo, "com adufes e harpa", "com adufes e danças". Somente o Salmo 150.4, em algumas versões, a palavra "shireh" é traduzida por dança.
III. Dança como forma de Adoração e evangelização
a) Adoração
O que é adoração?
Na Bíblia hebraica a palavra adorar significa curvar-se, inclinar-se profundamente. O termo correspondente no grego significa prostrar-se, beijando o chão. Diante do divino, do sagrado e sublime que ele experimenta como sobre humano, o homem se prostra: faz-se pequeno e submete-se (Ap 1.17). Adoração é a reação espontânea do homem que é agraciado com a presença de Deus (Ex 34.8; Nm 22.31), é a atitude daquele que se encontra com Deus. “Adorar é sinônimo de servir a Deus através do culto" (Gn 22.5; I Sm 1.3; Sl 96.9; At 8.27).
b) Evangelização
O que é evangelização?
A evangelização, como parte da missão, é encarnar o amor divino nas formas mais diversas da realidade humana para que Jesus Cristo seja confessado como Senhor, Salvador, Libertador e Reconciliador. A evangelização sinaliza e comunica o amor de Deus na vida humana e na sociedade através da adoração, proclamação, testemunho e serviço.
IV. Orientação ao Grupo de Coreografia
a) O que adora e evangeliza dançando precisa:
Ter nascido de novo (2Cor 5.17);
Testemunhar em todo o tempo e lugar (At 1.8);
Ter vida devocional diária. (Oração, leitura da Palavra, bons livros, etc..);
Ser humilde (1Pd 5.5-6);
Saber que tudo deve ser feito para Deus. (Cl 3.23);
Ter atitudes expressas em atos de amor ao próximo e gratidão a Deus. (1Jo 4.7-20);
Encarar como um ministério, um chamado de Deus para esta função;
Que as pessoas poderão criticá-las pela postura de adorador (2Sm 6.20-23);
Ter compromisso com sua igreja local;
Ter submissão aos líderes;
Ser dedicado, esforçado e disciplinado quanto os desafios do grupo;
Ter atividades corporais particulares para desenvolver sua capacidade, seu talento.
b) Saber ainda que:
A dança em adoração não tem intenção carnal de dar evidência às curvas do corpo e destaque as suas partes eróticas;
A dança é parte integrante do louvor não é um destaque especial no culto;
Que a dança cristã não é uma exibição artística;
A dança em adoração expressa e completa o regozijar da presença de Deus e Seu relacionamento conosco;
A adoração não é um ato separado do corpo, adoramos o Senhor com todo o nosso ser;
Adoramos e louvamos ao Senhor com danças por causa de sua santidade, da criação e redenção do ser humano;
Não é um complemento ou um enfeite na liturgia.
Conclusão
A dança é uma expressão de louvor e adoração, uma grande estratégia de evangelização. Muitos adolescentes serão alcançados pela Palavra se houver por parte dos componentes paixão e amor as vidas. É preciso temor, pois "o temor a Deus, é o princípio da sabedoria". (Pv 9.10)
visitie. www.sermao.com.br
Faça um comentário