Autor: Rogério Boechat Fonseca
“E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi tem misericórdia de mim!” (Mc 10:48).
Bartimeu era um mendigo cego. Cego no corpo, mas não na alma. Os olhos do seu entendimento estavam abertos, via que Jesus de Nazaré era a solução da sua vida. Ele não viu os milagres que Jesus havia feito, mas ouvindo a narração de muitas curas milagrosas, passou a crer. Vemos no texto que narra a sua história (Mc 10:46-52), que ele teve vários impecilhos para chegar até Jesus. Mas, foi perseverante naquilo que queria. Perseverar significa persistir, permanecer firme num propósito em qualquer situação.
Bartimeu foi repreendido por aqueles que estavam a sua volta, para que se calasse quando começou a clamar por Jesus. Porém ele não se calou. Se outros não sabiam quão grande era a dor e a tristeza de ser cego, ele sabia. Se outros pensavam que não valia a pena se esforçar, ele sabia que valia.
Bartimeu não se importou com as repreensões dos que estavam à sua volta, nem fez caso do ridículo que sua importunação podia trazer-lhe. Assim, clamava cada vez mais. Persistindo em seu clamor, obteve o que seu coração desejava, recebeu a cura. Sua situação foi mudada por Jesus, graças à sua perseverança.
Portanto, assim como Bartimeu, não devemos nos importar com o que os outros pensam ou dizem a nosso respeito para nos desanimar e nos fazer desistir. Devemos sim, perseverar firmes no propósito que cremos que Deus tem para nossas vidas. Não devemos olhar para as circunstâncias que nos cercam, nem desistirmos quando tudo parecer estar contra nós. Em meio à tudo isso, sejamos perseverantes em clamar Àquele que pode mudar todas as situações da nossa vida.
Hoje, não é diferente dos dias de Bartimeu. Precisamos ter consciência da real oposição do diabo e do mundo que, constantemente, estão tentando nos intimidar diante das circunstâncias da vida, nos dizendo que não podemos, que somos fracos, que estamos só. Mas, é diante dessas situações que devemos nos levantar e clamar ao Senhor com fé, crendo que ele nos ouve e pode resolver problemas e mudar qualquer situação, ainda que nos pareça impossível.
Consideremos a nossa vida, como temos agido diante das dificuldades? Será que temos clamado com fé ao nosso Deus? Será que o nosso clamor tem sido feito com sinceridade e humildade ou apenas com palavras bonitas, mas vazias?
Clame ao Senhor de todo coração e Ele certamente te ouvirá! Deus abençoe você.
Faça um comentário