Ashbel Green Simonton: O Fundador do Presbiterianismo no Brasil

Autor: Isaías Cavalcanti

Vida Familiar
Simonton nasceu no dia 20 de janeiro de 1833, na cidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos da América do Norte. Descendia de família da alta sociedade. Seus pais, Martha Davis e William Simonton, eram cristãos piedosos e praticantes do culto doméstico. Seu pai era médico, político e presbítero. Nasceu e cresceu num lar cristão. Por ocasião do seu batismo, os pais o encorajaram ao ministério.

Vida Religiosa
Aos dezessete anos, no inverno de 1850, teve uma profunda experiência com Deus, denominando de uma
 
verdadeira conversão.
Em 03 de março de 1855, fez a sua pública profissão de fé.
Visão Missionária
Em 14 de outubro de 1855, após ouvir a pregação do Rev. Hodge sobre a tarefa da Igreja, Deus colocou no seu coração a convicção do chamado para o campo missionário estrangeiro. Com 26 anos de idade, formou-se em Teologia e parte do curso de Direito. Foi ordenado em 1859, ano em que veio ao Brasil.

Ação Missionária
Chegou ao Rio de Janeiro no dia 12 de agosto de 1859. Suas primeiras pregações se deram nos próprios navios ancorados. Como estratégia missionária, alugou uma sala no centro da cidade onde dava aulas de inglês grátis, como oportunidade para pregar o Evangelho. Em 22 de abril de 1860, funda a primeira escola dominical presbiteriana, com apenas cinco crianças. Em 1862, no dia 12 de janeiro, funda a Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, recebendo dois membros por profissão de fé e batismo: Henry Milford, americano, e Camilo Cardoso de Jesus, português. Ministra a ceia do Senhor aos membros fundadores. Em 1863, funda a primeira Igreja Presbiteriana de São Paulo. Em 1864, funda o primeiro jornal presbiteriano: “Imprensa Evangélica”. Outras igrejas foram surgindo em São Paulo e Minas. Em 1865, organiza o primeiro Sínodo Brasileiro. Organiza, também, um seminário no Rio de Janeiro.

Sua Morte Prematura
Após oito anos de trabalho incansável, oração e determinação, após a perda da filha única e da própria esposa, partiu em 09 de dezembro de 1867, com apenas 36 anos, para a presença de Deus, o seu Senhor.

Deus marcou a sua vida; sua vida marcou o presbiterianismo no Brasil.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*