A igreja em células no modelo dos doze

Autor: Autor Desconhecido




Mateus 28:19-20

INTRODUÇÃO

Todos nós que estamos servindo ao Senhor Jesus Cristo, devemos fazê-lo, não baseados em nossos esforços ou capacidade própria. Deus tem um plano maravilhoso para desenvolver e multiplicar os resultados de Sua obra.

Neemias, envolvido na obra do Senhor, chamou-a de "…Grande e extensa é a obra" (4.19;) e "…não poderei descer da obra"(6.3). Sim, irmãos, Deus, também, deu-me uma grande obra aqui na Igreja Batista Santa Fé, por isso, devo fazer como Neemias. Ele sofreu muitas resistências para que abandonasse e fugisse da construção dos muros de Jerusalém, mas ele permaneceu no lugar onde Deus o havia colocado. E o muro foi construído, ou seja, a obra que ele propôs em seu coração, para o Senhor, completou-a até o fim, segundo o seu projeto diante de Deus.

Deus me deu uma visão para o ministério Santa Fé: ganhar o bairro, a cidade, o estado e o Brasil para Jesus. Aleluia!!! Vocês não acham que esta obra é uma "grande e extensa obra"?. Eu, também, não vou "descer" desta obra, vou avançar para conquistar territórios para o Senhor Jesus Cristo.

Só que esta obra deve ser feita debaixo dos princípios de Deus, pois, ela não é minha, mas dÊle. Aí surje, de Deus, em meu coração, o ministério da Igreja em células no modelo dos doze. Por que este ministério e não outro? Porque ele atende os anseios do coração de Deus e de seu Filho. Deus tem um desejo profundo e inegociável que é ganhar a humanidade para Ele. Em Mateus 28.19-20 e Marcos 16.15-18,  Jesus nos mostra o que devemos fazer e como fazer o que Deus deseja para o homem: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." INDO, FAZENDO, BATIZANDO E ENSINANDO DISCÍPULOS. Esta é a forma bíblica de povoar o Reino de Deus. Aleluia!!! Eu quero povoar o Reino de Deus.

QUANDO E COMO TUDO COMEÇOU

A Igreja Batista Santa Fé é uma igreja que vem crescendo em toda a sua história. Nós, sempre, fomos abençoados pelo Senhor, e por isso somos a maior igreja da região. Mas, algo em meu coração não estava bem, achava e cria que Deus tem muito mais para a Sua igreja, como diz a Sua Palavra, que Ele "…tem infinitamente mais" (Efésios 3.20). Orei ao Senhor, desejando uma direção definida do Trono da Graça, e, de uma forma sobrenatural, Ele me levou a Porto Seguro para o Congresso de Igrejas em células no governo dos doze. Ali começou o conflito do meu coração, porque até então eu tinha reservas com o G-12, por aquilo que falavam a respeito dele. Me envolvi com tudo: conversei com os líderes principais, fui às reuniões de pastores, anotei tudo, estudei, analisei biblicamente e participei juntamente com seis outros pastores do nosso convívio (batistas), do tão falado Encontro, ministrado por aqueles que implantaram o Ministério da Igreja em Células no brasil. Fiquei envergonhado, pois, não vi nada que fosse contra os princípios da Palavra de Deus, pelo contrário, havia muita "Bíblia" nele. Todos que estavam ali, naquele Encontro em Porto Seguro, foram impactados, confessando pecados com muitas lágrimas e se arrependendo verdadeiramente. Pessoas assumindo um comprisso sério com o Senhor Jesus: pastores, líderes, homens, senhoras, moças, rapazes e adolescentes. Foi tremendo!!!

Nas ministrações do Apóstolo Renê Terra Nova fui tocado de uma forma maravilhosa pelo Espírito de Deus. Algo aconteceu no meu coração; sentia-me cheio do Espírito Santo, e em línguas, muitas vezes, adorava a Deus. Já, não mais, seria o mesmo. Sabia disso de uma forma segura. Uma ousadia e intrepidez tomaram o meu coração; nada poderia me afastar da vontade de Deus. Sentia uma unção derramando através de minha vida intensamente. Os rios do Espírito fluiam do meu interior. Uma visão veio aos meus olhos: o mundo todo com suas nações, povos, raças, tribos, e Deus me chamando para ganhá-los para Jesus. Senti-me incapaz de tão grande chamado, mas o Senhor me fortaleceu o ânimo. Ele estaria comigo "até a consumação dos séculos". Aí recebí uma revelação sobre este texto de Mateus 28.20, que Jesus está, sempre, com aqueles que se dispõem a fazer discípulos de todas as Nações. Aleluia!!!.

COMO?

1.       ATRAVÉS DE GRUPOS PEQUENOS MULTIPLICADORES

A nossa igreja, durante aproximadamente cinco anos, desenvolveu o Ministério de Grupos Pequenos. Foi uma bênção em nossas vidas. Muitas pessoas cresceram no conhecimento da Palavra de Deus, mas os GPs não eram multiplicadores, portanto, não poderiam ser usados para um crescimento explosivo conforme o nosso desejo.

Quando comecei a conhecer a fundo o ministério de células, eu não tive dúvida sobre qual seria o instrumento de Deus para o crescimento de nossa igreja. Além de tudo, tinha recebido e concebido a Visão de multiplicação por parte do Senhor. Tudo estava evidente diante de mim.

                Chamamos de células os GPs, porque as células são organismos vivos que se multiplicam na formação de um corpo vivo. Poderíamos, até, chamarmos de Grupos Familiares, NEBs (Núcleo de Estudo Bíblico), etc. Mas, o termo célula atende o fim que queremos obter, que é a multiplicação acelerada de nossa membresia.

                Recebi uma carta de alguém que está saindo de nossa igreja, que disse, sem citar qualquer versículo bíblico que seja contra, que esse negócio de célula não é bíblico. Quero dizer que  Grupo Pequeno também não é encontrado na Bíblia, e todos nós, durante muito tempo, estivemos nas casas estudando a Palavra de Deus. Aliás, se olharmos para a Bíblia, nós vamos ver que o modelo da igreja primitiva, era de grupos pequenos nas casas. E como se multiplavam!

Atos 16:15 –  Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.

Atos 16:34 –  Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.  

Atos 18:7,8 –  Saindo dali, entrou na casa de um homem chamado Tício Justo, que era temente a Deus; a casa era contígua à sinagoga.

Mas Crispo, o principal da sinagoga, creu no Senhor, com toda a sua casa; também muitos dos coríntios, ouvindo, criam e eram batizados.

Atos 28:30 –  Por dois anos, permaneceu Paulo na sua própria casa, que alugara, onde recebia todos que o procuravam,

Romanos 16:5 –  saudai igualmente a igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu querido Epêneto, primícias da Ásia para Cristo.

1 Coríntios 16:19 –  As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áqüila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles.

Filemon 1:2 –  e à irmã Áfia, e a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que está em tua casa,

As células multiplicadoras são instrumentos informais e aconchegantes para aqueles que não gostam de irem a templos. É mais fácil você levar alguém em sua casa do que trazer ao lugar de culto coletivo, como um templo.

                Nós sabemos que nos tempos de Jesus, havia o Templo de Jerusalém, e que Ele tinha acesso a este, mas o Mestre gostava de estar nas casas ministrando. Olha só alguns textos:

a.       Jesus ministrou continuamente nas casas. (Mateus 9.10) 

"E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos."

b.       Jesus operou curas nas casas. (Mateus 9.23-24)

"Tendo Jesus chegado à casa do chefe e vendo os tocadores de flauta e o povo em alvoroço, disse:

Retirai-vos, porque não está morta a menina, mas dorme. E riam-se dele. Mas, afastado o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou."

c.        Jesus usou as casas para formar Seus doze. (Marcos 9.33-35)

"Tendo eles partido para Cafarnaum, estando ele em casa, interrogou os discípulos: De que é que discorríeis pelo caminho?

Mas eles guardaram silêncio; porque, pelo caminho, haviam discutido entre si sobre quem era o maior.

E ele, assentando-se, chamou os doze e lhes disse: Se alguém quer ser o primeiro, será o último e servo de todos."

d.       A ceia do Senhor foi compartilhada pela primeira vez em uma casa. (Mateus 26.17-18)

"No primeiro dia da Festa dos Pães Asmos, vieram os discípulos a Jesus e lhe perguntaram: Onde queres que te façamos os preparativos para comeres a Páscoa?

E ele lhes respondeu: Ide à cidade ter com certo homem e dizei-lhe: O Mestre manda dizer: O meu tempo está próximo; em tua casa celebrarei a Páscoa com os meus discípulos".

e.       O Espírito Santo foi derramado pela primeira vez em uma casa. (Atos 2.2-4)

"de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados.

E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles.

Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem".

f.         A igreja foi fundada nas casas. (Atos 2.46)

"Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,"

O que as células multiplicam?

Ø       Multiplicam a comunhão

Ø       Multiplicam a unção

Ø       Multiplicam o Reino de Deus

Ø       Multiplicam o amor às almas perdidas

Ø       Multiplicam líderes

Ø       Multiplicam pessoas comprometidas com Cristo

Ø       Multiplicam vidas santas e tementes a Deus

COMO?

2.       ATRAVÉS DE QUATRO PILARES FUNDAMENTAIS

Para levar avante a meta estipulada pelo Senhor Jesus Cristo, nós temos uma estrutura comparada a quatro degraus, a qual chamamos de "ESCADA DA MULTIPLICAÇÃO":

1°. Degrau : Ganhar

2°. Degrau: Consolidar

3°. Degrau: Treinar

4°. Degrau: Enviar

1°. DEGRAU – GANHAR

É ganhar a pessoa para Jesus através de evangelismo pessoal, nas celebrações e nas células de multiplicação.

2°. DEGRAU – CONSOLIDAR

Esse é um passo decisivo para manter a pessoa ganha no caminho do Senhor. É levar o novo convertido a firmar-se na fé em Cristo, que se dá através de contatos pessoais, estudos bíblicos, celebrações, e preferencialmente, através do Pré-Encontro, Encontro e Pós-Encontro.

A Consolidação é o coração da multiplicação e o pulmão da Visão. Sem a Consolidação, os frutos se perderão e a obra não crescerá.

3°. DEGRAU – TREINAR

O treinamento é feito principalmente através da Escola de Líderes. Nela a pessoa é treinada para ser um líder, e como dirigir uma célula, e também, obter, recursos teológicos para desenvolver uma vida sólida na Fé cristã.

A Escola de Líderes é o coração da Visão de multiplicação. Ali formam-se líderes para que estes venham a dirigir as células de multiplicação.

4°. DEGRAU – ENVIAR

Depois do preparo do discípulo na Escola de Líderes, o seu discipulador autoriza-o a iniciar sua própria célula de multiplicação. Também este "enviar" dar-se-a quando o minsitério designa alguém para implantar a visão celular em outros territórios.

COMO?

3.       ATRAVÉS DO PRÉ-ENCONTRO, ENCONTRO, PÓS-ENCONTRO

Estes três fazem parte da Consolidação. O objetivo do Encontro não é evangelístico. É levar o novo convertido a uma mudança radical, libertando-o do mundo, da carne e do diabo. É um Encontro profundo com Deus, através da Cruz de Cristo. No Encontro as pessoas são descobertas em seu interior e,  enxergam suas feridas, seus traumas, suas rejeições, e são incentivadas a confiarem em Jesus, e lançarem sobre Ele todas as suas maldições e dores da alma. No Encontro as pessoas são curadas em suas mentes, corpos e espíritos. É tremendo!

Creio que, pelo resultado que o Encontro proporciona à vida das pessoas, há uma resistência espiritual, trazida por Satanás que quer continuar subjugando as pessoas, com seus medos, traumas e dificuldades.

Tenho ouvido algumas pessoas falarem de coisas sobre o Encontro que na realidade não existem. Eu fui a três Encontros, e cada um deles trouxe algo maravilhoso em minha vida. O Encontro é para trazer libertação, conforto e edificação. É para que as pessoas voltem felizes, rindo e não abrindo precedentes ao diabo.

O Encontro deve ser realizado em três dias. Por que três dias? Na realidade o significado do Encontro é profético, pois, tem conotação na morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. O Encontro é uma proposta de Ressurreição. "No segundo dia levantará e no terceiro ressurgirá" (Oséias 6.2). "Três dias", na Bíblia, sempre fala de ressurreição. Quantos dias Abraão levou para chegar ao monte Moriá? Três dias. Quantos dias Elias passaou dentro de uma caverna até que Deus falasse com ele? Três. Quantos dias os profetas experimentaram da presença do Senhor no templo? Quantos dias Paulo passou com as escamas nos olhos até que caíssem? Três dias.

Irmãos, três dias falam de ressurreição, de libertação, de manifestação da glória de Deus, de mudança radical.

Alguns tentam condenar o Encontro dizendo que é segredo. Não é segredo, porque é aberto a todos que querem participar. Aliás, nós desejamos que todas as pessoas possam experimentá-lo em suas vidas. O que é sugerido às pessoas que participam do Encontro, é que elas não falem do conteúdo e da forma que é realizado, para criar um maior impacto na vida de todos aqueles que vão posteriormente. É surpresa, sim. Por isso é tremendo! Cria-se uma expectativa saudável, que é plenamente satisfeita no decorrer do Encontro.

A Bíblia fala em João 11 sobre a morte de Lázaro que jazia no túmulo por quatro dias e que o Senhor Jesus o ressuscitou. Ao levantar da morte, Lázaro estava atado, não podendo caminhar, e Jesus disse: "desatai-o e deixai-o ir". Quantas pessoas que vivem no mundo, estão atadas, e até mesmo cristãs. O Encontro desata as pessoas de suas amarras malignas. O diabo não quer que as pessoas caminhem saudáveis, livres e soltas. Jesus sim, as quer vivendo a vida abundante que Ele trouxe.

O Ministério da Igreja em Células precisa de líderes sarados e libertos, para conduzirem outros à liberdade, no exemplo de suas próprias vidas. Como pode um líder ferido  e subjugado por Satanás, envolvido com o mundo, ser um líder de multidões?              O Encontro gera líderes saudáveis e comprometidos com a cruz de Cristo. Aleluia!

O Pré-Encontro prepara o coração do encontrista para receber o derramar de cura do Espírito Santo de Deus.

O Pós-Encontro fecha as portas de nossa alma para o contra-ataque do diabo, quando são revistas algumas coisas do Encontro, fortalecendo aqueles pontos chaves e necessários para uma vida vitoriosa.

QUAL É O PERFIL DAQUELES QUE DEVEM IR AO ENCONTRO ?

Ø       Todo aquele cujo coração foi inundado pela Visão de multiplicação;

Ø       Todo aquele que deseja ser um líder de multidão;

Ø       Todos aqueles que precisam de cura interior;

Ø       Todos aqueles que não aceitam viverem submissos a uma autoridade imposta pelo Senhor (pastores, líderes, etc);

Ø       Todos os novos convertidos;

Ø       Todos os membros da igreja em fase de transição para o modelo de células multiplicadoras;

POR QUE NO MODELO DOS DOZE?

Poderia ser sete, cinco, três, como existem por aí, mas o doze é profético. Os díscipulos escolhidos por Cristo, para estarem com Ele, foram em número de doze. O doze é número de governo, assim Deus usou-o para governar o seu povo por toda a história de Israel.

A igreja primitiva era governada pelos doze discípulos, que completaram este número com a escolha de Matias para substituir Judas, o traidor: "Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas." Atos 6.2

CONCLUSÃO

As células são demasiadamente importantes. Nós não vamos ser duros no processo de transição, pois as pessoas necessitam de tempo para serem inundadas da Visão de multiplicação. É natural ocorrerem resistências, mas o Espírito do Senhor está agindo nos corações. Não vamos nos irritar com as pessoas que chegam a nos confrontar sobre este modelo, mas sim, amá-las. Deus nos dará as estratégias para não perdermos os queridos que há muito tempo estão se relacionando conosco.

No 1°. Livro de Crônicas 13.14 encontramos o seguinte: "Assim ficou a arca de Deus com a família de Obede-Edom,  três meses em sua casa, e o Senhor abençoou a casa de Obede-Edom, e tudo o que lhe pertencia".

As células devem estar na nossa casa, pois esse é o melhor lugar para que a Arca de Deus se mova e os frutos apareçam. O ministério só será fortalecido se começar nas casas e se tevermos o crédito familiar. Essa visão é tremenda, porque começa na família – a célula principal – e assim trata toda a nossa igreja. Só existe um lugar na terra que poderá ser tão bom como o Céu: a nossa casa.

Quando a a célula se reúne nos lares, o poder do crescimento é desatado e a vida de Deus é liberada de forma mais intensa.

O que queremos com isso? Ganhar o Brasil para Jesus. Não queremos fama ou dinheiro. Queremos vidas para o Reino de Deus. Este é o nosso objetivo maior "levar as pessoas descrentes a descobrirem o Caminho de Deus e a viverem segundo a vontade de Cristo".

Irmãos, eu os conclamo a se envolverem com um coração quebrantado e contrito, nesse mover do Espírito de Deus. As famílias começam a se converterem e serem restauradas aqui em nosso meio. Vocês acham que foi coincidência as 32 pessoas que se converteram no Domingo passado? Em doze anos de vida, a Igreja Batista Santa nunca teve um número expressivo como este em um só culto. Aleluia. De terça-feira, a anterior ao Domingo, até a terça posterior, somamos 47 conversões, em uma semana. O que é isto? Irmãos, é unção de multiplicação.

Vamos juntos conquistar o bairro Jardim Santa Fé, e os arredores, a cidade, o estado, o Brasil e o Mundo para o Senhor Jesus. Venham, esta é a hora do avançar, não cabe o ficar para trás. Vamos conquistar territórios para Jesus. Aleluia!!!

Se você tem dúvida, vamos sentar e conversar à luz da Palavra de Deus, mas não blasfeme contra aquilo que o Espírito Santo está fazendo. Não saia do nosso meio, espere, se preciso for, mas fique conosco e você verá os céus descerem sobre nós em glória e poder. Aleluiaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

www.sermao.com.br
www.gospelonline.com.br – discuta esse tópico


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*