Prostituição infantil

Autor: Gilberto Sales
Temos ouvido muitas denuncias do ministério público sobre o problema da prostituição infantil e dos corruptores adultos de menores. Qual a origem social deste fato?

Aos meus olhos, é em parte a desigualdade socioeconômica de nosso país, oriunda também de uma desigualdade socioeconômica globalizada. Isto dá origem a países ricos e pobres, a famílias ricas e pobres, e juntando a tudo isto nós temos uma mídia que bombardeia seus ouvintes juvenis com a seguinte idéia: “para você ser aceito pelo grupo você precisa ter…”, levando a um desejo consumista desenfreado.

Este aspecto social leva os jovens a buscarem meios mais rápidos de ter o que tanto seus olhos almejam. Para se combater a prostituição infantil, os órgãos públicos deveriam realmente se empenhar em combater a pobreza, buscando meios de levar a nação a uma situação socioeconômica equilibrada, mesmo que no mundo globalizado isto seja uma utopia, devido aos interesses das grandes nações.

Diante deste quadro socioeconômico deteriorado, surgem aqueles indivíduos que se aproveitam da situação limitada de outros, inclusive jovens meninas e meninos; propondo-se a ajudar, mas, pedindo algo em troca (sexo). E Jesus nos ensinou que devemos estender a mão aos necessitados “reais” sem ter na mente segundas intenções: “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.” Mateus 25:35-36.

Outro fator agravante que observo é a infidelidade conjugal, pois se não houvesse a infidelidade conjugal, não haveria a prostituição, seja praticada por um adulto, ou por um adolescente aliciado. Há o corrupto porque também há o corruptor. E partindo deste princípio, se cada “homem-marido” buscasse ser fiel à sua esposa, não buscando aventuras extraconjugais, minimizaria grandemente a incidência de prostituição infantil. Pois vemos em muitos casos comprovados, que os culpados são homens casados com família constituída. Salomão nos diz: “Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade.” Provérbios 5:18

Em resumo, toda a sociedade pode cooperar para minimizar o problema da prostituição infantil, cada um fazendo a sua parte. Políticos, com políticas “realmente públicas”, maridos fieis aos seus cônjuges e uma ação social, desinteressada, para os reais carentes. Como também a conscientização do jovem da importância e da valorização do trabalho como meio de realização de projetos pessoais.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*