Autor: Eudaldo Freitas Medrado
Introdução
Fazei Discípulos de todas as Nações é tarefa de todos nós, toda criatura, todas as famílias da terra, tribo, língua tem que esta nesse projeto universal do evangelho, porque Deus e o seu amor que atingir todas as famílias da terra, quando Deus decide salvar uma nação ele agi, enviando uma pessoa para ser uma benção no caso de Abrão que deixou tudo para abençoar uma nação. A ordem de Jesus de fazer discípulos continua, a igreja de hoje, em sua missão de evangelizar o mundo, não pode parar porque existem no mundo muitos povos que ainda não foram evangelizados, no Brasil existem mais 200 tribos que falam 185 línguas diferentes. A ordem de Jesus “ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do pai e do filho e do Espírito Santo”. “de um só fez toda raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação, para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós.
A igreja desempenha um papel dado por Deus na transformação social porque seu testemunho esta em jogo e porque é característica da imagem de Deus restaurada nela. Esta atuação missionária sempre tem como alvo a evangelização, quer explicita quer implícita, quer imediata quer a longo prazo. Isto faz parte da missão da igreja, e não é meramente responsabilidade apenas dos governos. A igreja é um modelo no mundo e para os governos como Jesus o foi para ela. Não exercemos um ministério de transformação social por razões utópicas e imediatas. Não temos ilusões de criar uma utopia. Somente Deus realizara a consumação do seu Reino. Apenas sejamos fiéis apontando para este Reino.exercemos este ministério porque faz parte da nossa missão e, assim,estabelecemos modelos do propósito de Deus para a criação. Porque fomos restaurados e transformados para Deus.
A comunicação substancial
Envolve a soberania de Deus, a gloria de Deus, a misericórdia e a ira de Deus e a chegada do messias. A comunicação é importante dentro da evangelização, porque tendo por base a vida de Cristo e as vidas dos líderes do novo testamento, traz à tona alguns princípios significativos na evangelização de outras culturas. Esses princípios podem servir de diretrizes para permitir que os cristãos do novo testamento sejam mais eficazes na apresentação da palavra de Deus, e com sabedoria possam proclamar e pregar o evangelho da grande comissão. Comunicação é peculiar no processo da evangelização Paulo disse: eu sou devedor tanto de gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes, não havia distinção de classe e cultura na mente desse homem, todos necessitavam do Evangelho. E esse deve ser o nosso procedimento em relação ao evangelho e a comunicação, não podemos ficar diferente com os indiferentes porque eles são filhos de Deus.
A igreja local em missões
A igreja local como um todo tem um papel importante nesta visão de pregar o evangelho e tem o seu lugar de destaque na obra missionária, além de dar a compreensão bíblica, espiritual, cultural e financeira desta tarefa. Missões não é uma responsabilidade do pastor ou da liderança, mas da igreja de todo povo de Deus, a igreja local, não pode transferir esta responsabilidade, nem uma agencia missionária pode assumir esta responsabilidade ela é da igreja local. A igreja local deve assumir a responsabilidade na hora de enviar o seu obreiro ou missionário para o campo, e não deixar abandonado sem da o seu sustento devido. Que o Senhor desperte cada uma de nossas igreja brasileiras para a sua missão porque a seara é grande e os trabalhadores São poucos.
Evangelização sem fronteiras
A igreja cristã deve se fazer presente em todos os paises do mundo, temos como exemplo a igreja de atos dos apóstolos, ela rompeu as fronteiras do preconceito da discriminação cultural e esse deve ser o pensamento da igreja cristã, romper as fronteiras para que o evangelho chegue a toda criatura.
A principal atividade do crente é orar. A principal arma do crente é a oração. A mola mestra do ministério terrestre de Jesus foi a oração, porque quando oramos as nossas necessidades espirituais são superada, devemos trabalhar sobre o poder da oração porque sem oração não consigamos realizar com perfeição a obra de Deus na terra, porque dependemos de Deus em tudo para vencer o inimigo, temos o dever de procurar em Deus tudo que precisamos. Os discípulos pediram Senhor, ensina-nos a orar, e se nós fizermos o mesmo Deus vai nos encher de poder e seremos uma benção até aos confins da terra.
Dimensão da igreja no Brasil
Paulo afirma que no corpo de Cristo a unidade no espírito e a igreja de Cristo precisa buscar esta unidade, isto se aplica ao corpo de Cristo
A igreja de Cristo precisa de diversidade: porque cada um de nós temos um dom diferente
A igreja de cristo precisa de mutualidade: se um membro sofre todos os outros membros sofre também. Existem varias características dada a igreja como: a igreja e o Reino de Deus, a igreja e o mundo, isolamento, acomodação, transformação, a igreja e o seu contexto, a igreja como o corpo de Cristo.
E em nosso estudo a missão da igreja tem dois focos: o mundo (a sociedade) e o reino, ou seja, a igreja é enviada ao mundo como sinal do reino de Deus, ela sabe a necessidade do mundo porque ela esta mais próxima do mundo com suas riquezas espirituais. A missão da igreja nos alerta para o fato de que ser igreja não é apenas uma questão teológica, mas acima de tudo de encarnação, a missão integral da igreja, será o anuncio de esperança do Reino de Deus.
A influência africana na religiosidade brasileira
A cultura também é importante na evangelização de outras nações, não devemos desconsidera a cultura. As grandes personalidades do novo testamento não podiam desconsiderar e não desconsideram as culturas, Jesus levou em considerações as diferenças culturais como por exemplo a mulher junto ao poço, ou Nicodemos e até os seus discípulos quando enfrentaram e solucionaram o problema entre os Judeus helenistas e os hebreus nascidos em Jerusalém.Não podemos desprezar a cultura porque é uma realidade para a igreja do século XX não deve desconsiderar a cultura, vemos a importância da cultura africana no processo de implantação de igreja no período de iniciação do protestantismo no Brasil.
O espiritismo cresce no Brasil porque ele se tornou brasileiro. Os cultos afro-brasileiro tiveram uma origem humilde, mas hoje não se pode mais afirmar que terreiro é lugar de pobre e de preto. Com a urbanização brasileira, os terreiros foram descobertos pelos os brancos e pelos ricos. Políticos são conhecidos pelos seus envolvimentos com terreiros, o mesmo se dá com cantores, jogadores de futebol. Este fenômeno é chamado de embranquecimento dos cultos afro-brasileiros. O espiritismo está sendo explorado e exportado para paises vizinhos ao Brasil. Já existem mais de 200 terreiros na Argentina e mais 300 no Uruguai.
Conclusão
Em termos de aprendizagem, nunca devemos nos contentar com o que pensamos saber de uma língua. Sempre há possibilidade de se melhorar. Sempre nos expressaremos melhor em uma ou outra língua, dependendo do assunto que tratamos e de nossa dedicação a tentarmos compreendê-lo em determinada língua.
Portanto, devemos sempre conservar nossa flexibilidade quanto a novos sons, novas estruturas e novas maneiras de se enxergar e interpretar o mundo, de modo a darmos o melhor de nós na comunicação do evangelho a outras culturas.
(Bacharel em Teologia – STBN
Cursando Psicanálise – SPOB)
Faça um comentário