Missão: do século XIX ao século XX

Autor: Autor Desconhecido

– o século XIX é considerado o “século das Missões”. Nele o movimento missionário se espalhou pelo mundo inteiro, seguindo os caminhos abertos pela expansão dos meios de transporte e do próprio sistema capitalista que se torna hegemônico no mundo (cf. Revolução Industrial,  séc. XVIII).

– desde 1886 surge um vigoroso Movimento Estudantil Cristão que se coloca à disposição para a missão no mundo. Grandes nomes do período são os norte-americanos Dwight MOODY e John MOTT, pregadores e articuladores da missão no exterior

– Lema do Movimento: “A evangelização do mundo nesta geração”.

– Características: movimento voluntário, espontâneo, não eclesiástico. Entende missão menos como trabalho de igreja e mais como resposta de exaltação ao nome de Jesus. Jovens se espalham pelos continentes da Ásia, África e outras regiões evangelizando e criando igrejas novas.

– Paralelamente surge nos EUA a doutrina política do “Destino Manifesto”. Os EUA seriam a  nação eleita por Deus para civilizar o mundo. Face religiosa do Imperialismo.

– O início do século XX, principalmente a 1ª Grande Guerra coloca água na fervura. Cristãos e igrejas se dão conta de um grande problema, a partir da missão: a falta de unidade cristã no testemunho de Cristo.

– Esta percepção faz surgir os inícios do futuro Movimento Ecumênico.

– 1910 – 1ª Conferência Internacional de Missão no âmbito das Igrejas Protestantes, em Edimburgo, Inglaterra.

– Tema: “Completar a Tarefa Inconclusa” (não fora possível evangelizar o mundo em uma geração. Por que?)

– Grande momento das agências e sociedades missionárias. As mais conhecidas são as Sociedades Bíblicas e para Tradução da Bíblia.

– O grande escândalo foi a divisão dos cristãos e das igrejas nas “terras de missão”. Exemplo: na África, muitos países hoje seguem a configuração territorial desenhada em Conferências ocorridas na Europa!

– 1921 – Surge o Conselho Missionário Internacional

– 1925 – Estocolmo. Conferência Mundial sobre Vida e Ação (a prática cristã na missão)

– 1927 – Lausanne. Movimento Fé e Constituição (sobre a doutrina cristã)

– Estas duas últimas são as primeiras conferências onde as igrejas participam oficialmente.

– A 2ª Guerra Mundial foi novamente um baque enorme para a missão, pois países assim ditos cristãos conduziam seus povos à morte.

– Desse movimento missionário em direção à unidade de fé e testemunho surge depois da Guerra em 1948 o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), em conferência realizada em Amsterdam, Holanda.

– 1961 – o antigo Cons. Miss. Internacional integra o CMI na Comissão de Missão Mundial e Evangelização. Esta Comissão dá continuidade às conferências mundiais de missão, cuja última edição ocorreu em Salvador/BA em nov-dez de 1996. Tema: O Evangelho em distintas Culturas (confira as Fichas sobre as Conferências Missionárias desde 1910 até 1989).

– O papel dos missionários: de implantadores de igrejas a gerentes de missão. A segunda geração de missionários enfrenta o grito por autonomia das novas igrejas. A pergunta: Como indigenizar a igreja nova? Continua valendo até hoje.

– 1974 – surge o movimento de Lausanne (igrejas evangélicas). Pacto de Lausanne. Na A. Latina expressão desse movimento são os CLADES – Congressos Latino-Americanos de ºEvangelização e a FTL – Fraternidade Teológica Latino-americana.

– Final do século XX: muda o eixo do movimento missionário. Se antes ele vinha do hemisfério Norte para o Sul, hoje vai do Sul para o Norte. A maioria dos cristãos se encontra hoje nos países pobres do Terceiro Mundo.

– Século XXI – o rosto do cristianismo no mundo será muito mais asiático, africano ou latino-americano e cada vez menos branco, anglo-saxão, germânico ou outro povo do Norte.

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