Jesus, líder por excelência

Jesus lider por excelencia

Estudaremos sobre o tema Jesus, líder por excelência. Liderar é levar as pessoas a agir com esforço e dedicação para atingir os objetivos desejados. A Palavra de DEUS está repleta de exemplos, isto porque, DEUS, no decorrer do tempo, sempre escolheu homens para dirigir Sua história. Cada um com sua personalidade.

Ler: MATEUS 11:29

Homens comuns, das classes laboriosas, sem qualquer treinamento profissional. Eram impulsivos, temperamentais, que se ofendiam facilmente. Leia: Atos 4:13. Muitos falharam, porém, aprenderam com seus fracassos e arrependeram-se, puderam realizar a missão de forma mais viva e poderosa – ex. apóstolo Pedro.

O principal exemplo que destacamos, como não podia deixar de ser, é nosso Senhor JESUS CRISTO. No texto em referência ELE diz: “aprendei de mim”. JESUS é:

1. O Líder por excelência, é o referencial, é o espelho para todos nós. É e será o maior Líder que a história já conheceu, ele mudou o curso da história. Existem dois períodos: a.C e d.C.

2. O Líder perfeito. Leia: Hebreus 7:28.

3. O Líder que nunca Se preocupou em ser o primeiro, em ser servido, mas em ser aquele que está disposto a servir. Leia: Marcos 10:42-44. Nosso Líder JESUS, preocupou-Se com as pessoas, em como atender suas necessidades. Ex. João 13:4,5,13-15.

4. O Líder que mesmo possuindo todo poder no Céu e na terra (Mateus 28:18), não foi um exercício de poder. JESUS poderia ter abusado do poder, porém, não o fez. Em cada situação de conflito entre Seus discípulos na qual poderia tirar proveito próprio, ELE estava pronto a passar ensinamento para o grupo. Leia: Mateus 26:52,53.

5. O Líder que centrava Sua liderança no indivíduo. Cada pessoa que O procurava recebia uma palavra pessoal de carinho e atenção. Ex. Nicodemos – João 3:1-15; O moço rico – Marcos 10:17-22; O leproso – Marcos 1:40-45.

6. Lucas 22:24-26 – JESUS aproveita esta oportunidade e mostra aos Seus discípulos que Sua liderança não era autoritária. Os discípulos lutavam entre si para ver quem era o maior deles. Como isso é comum hoje, em todos os poderes, infelizmente até no meio eclesiástico!

JESUS poderia fazer prevalecer naquele instante a Sua autoridade mandando-os calar, mas não o fez. Ele teve controle da situação, sem entretanto, Se exceder para o autoritarismo.
Mas, dirá alguém, Ele é DEUS! Não podemos aplicar tudo isso a nós, humanos.

Novamente precisamos voltar ao nosso texto em referência, às palavras de JESUS “aprendei de mim”. JESUS não nos pede coisas fáceis, mas também não nos pede nada impossível.
DEUS nos chama para pastorear a Sua Igreja, a qual ELE comprou com o Seu sangue. Nesta Igreja temos ovelhas enfermas, fracas, problemáticas. Tanto estas, como as “sadias” precisam do nosso exemplo. Os discípulos aprenderam a lição e eram homens como nós, sujeitos às mesmas fraquezas que nos assediam. Leia: I Pedro 5:1-4.

Igreja do Senhor JESUS CRISTO! Ovelhas do Senhor! Orem por seus líderes. Olhem para eles e os vejam como homens chamados por DEUS. Respeite-os! Ajude-os. Tratem-nos como líderes. Homens que deixam a prioridade de suas famílias para cuidar do rebanho como um todo.

Damos graças a DEUS pela liderança da igreja. Pelo potencial dos líderes em exercício e pelos que podem assumir essas funções.
Louvado seja Deus!

Alípio Cândido de Lima

Visite www.sermão.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*