A Teologia do Reino e seus aspectos fundamentais

Autor: Sergio Ribeiro
O Reino de Deus é objeto da experiência ou de espera

Se analisarmos a partir de uma ótica existencial e concreta e não apenas metafísica e transcedental, não é difícil de ter uma resposta: Ele é objeto da experiência presente na comunidade com Jesus: onde os doentes são curados e os que estavam perdidos são encontrados, onde os que estavam estagnados recobram sua vitalidade e a velha e cansada vida torna-se nova e frutuosa, aqui começa o reino de Deus. Ele começa com uma semente… Justamente porque o Reino de Deus é experimentado presentemente, visivelmente e concretamente na comunidade com Jesus, não apenas como um objeto de espera do celeste por vir. O reino de Deus deve ser esperado como a gloriosa esperança no porvir, mas jamais desconciliado da experiência, pois a experiência e esperança fortalecem mutuamente.O Reino de Deus acontece no aquém, como reino terreno, ou é reino dos céus no além?

Os que conhecem apenas uma face do reino de Deus, afirmam que ele acontece apenas no além, referem-se sempre de novo as palavras de Jesus: “o meu reino não é deste mundo”(Jo. 18:36). A analise exegética deste discurso de Jesus nos mostra que essa é uma expressão sobre a proveniência e não sobre o lugar geográfico do reino. É claro que ele não é deste mundo, mas de Deus, se não, não poderia curar este mundo doente. Mas em Jesus e por seu intermédio ele está nesse mundo. Na oração do Pai nosso pedimos para que venha a nós o teu reino “ assim na terra como no céu e com o céus” e com o céus imaginamos como parte da criação que está plenamente de acordo com Deus; e com a terra, a parte da criação que ainda está restritas. O reino de Deus também é tão terreno quanto o foi o próprio Jesus, e quem procuram ver o seu final dirá: com a cruz de Cristo, o Reino de Deus está definitivamente plantado nesta terra, não de forma pleno e total, mas como um pré-estabelecimento do que está porvir. O Reino de Deus é um causa somente de Deus ou também dos seres humanos? O reino torna-se realmente experienciável como causa de Jesus. Ele se torna igualmente realizável através das pessoas “ o reino de Deus esta dentro de vós” (Lc 17:21). Na comunidade com Jesus, experimenta-se o poder de Deus. Por essa experiência os homens tornaram-se “colaboradores do Reino de Deus”, fazem as mesmas obras messiânicas do próprio Jesus “Quem crê em mim, também fará as obras que eu faço” (Jo. 14:12) O reino de Deus é um outro mundo, ou significa que este mundo será transformado em outro?

Temos aqui a essência do Reino de Deus; mas também uma das questões teológicas menos compreendidas no universo eclesiástico. Muitos imaginam o Reino de Deus apenas como um outro mundo, o qual deve vir apenas no final desse mundo. Outros vêm à vida eterna apenas como uma nova vida além da morte, que se seguira esta vida. Esta é uma linha tênue que pode desvirtuar da criação de Deus e da proposta do reino. A nova criação não é apenas outra criação tão somente; porém, a criação nova deste mundo decaído também. A vida eterna não é apenas uma outra vida tão somente, porém, também a ressurreição desta vida, no Filho de Deus.Com isso o Reino de Deus é o “Já e o ainda não”, pois o mesmo ainda “NÃO” se manifestou de forma plena, com a parousia de Cristo, mas “JÁ” o vemos e vivemos, porque esta no meio de nós (Lc 10:9) O Reino de Deus é teocracia ou a união como Deus vivo? Na tradução de “ Reino de Deus” por “Domínios de Deus” ressoa a significação do que seja teocracia; a causa de Jesus, no entanto, acentua o reviver de todas as criaturas em comunhão com o criador: o Reino de Deus é o espaço aberto onde já não há opressão. Não pode haver liberdade humana sem esse espaço aberto de Deus. Reino de Deus significa que Deus está próximo e plenamente presente e permite que seus filhos participem de suas propriedades e de seus bens, pois Deus participa das propriedades da sua vulnerabilidade e mortalidade.

Sergio Ribeiro é Presbítero da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Londrina. Formando no Médio em Teologia pelo (ISBL) Instituto Bíblico de Londrina. Bacharel em Teologia pela (FTSA) Faculdade Teológica Sul Americana, onde em sua formatura em 2005 recebeu o título de aluno destaque na área acadêmica. Mestrando em Teologia, Ministro do Evangelho de Cristo. Docente do (ISBL) Instituto Bíblico de Londrina, também desenvolve um trabalho na aréa secular e dedica sua vida aos estudos teológicos, sociólogicos e filosóficos.

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