Autor: Domingos da Gama
Nosso tema se reveste de especial importância, tendo em vista que as aulas da nossa Escola Dominical serão reiniciadas no próximo domingo. Porém, muitos podem estar se perguntando: Por que estudar a Bíblia? Não são os pastores que devem estudá-la? Já leio a Bíblia nos cultos e reuniões da igreja e até mesmo em casa, isso não basta? Não vou estar superestimando a razão em detrimento da atuação do Espírito Santo ao estudar a Bíblia mais acuradamente?
Para que possamos conhecer e nos relacionar melhor com o nosso Pai celeste precisamos ler, estudar e meditar na Palavra de Deus, pois é nela que o Senhor se revela de forma especial. Não basta uma simples leitura, pois alguns textos são complexos e de difícil compreensão, ou seja, é necessário o estudo da Bíblia, porque do contrário estaremos deixando de desfrutar de um relacionamento mais saudável com Deus. Poderemos até mesmo estar afundando vários aspectos de nossas vidas por falta de conhecimento das Escrituras, conforme está escrito no livro do profeta Oséias: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento…”
E ainda com respeito ao relacionamento com Deus não podemos nos esquecer de uma das doutrinas defendidas pela Reforma Protestante, o sacerdócio universal. Nossa vida com o Senhor não pode ser mediada por nenhum pastor. Eu, você e os pastores somos igualmente filhos de Deus e dessa forma precisamos conhecer o nosso Pai pessoalmente e não esperar que qualquer outra pessoa o faça em nosso lugar. Logo, não são apenas os pastores da nossa igreja que devem estudar a Bíblia, mas cada um de nós deve estar com o coração comprometido em conhecer o nosso Senhor, que se revela nas Escrituras.
A segunda carta de Paulo a Timóteo diz o seguinte: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” Pergunto, será que o Espírito de Deus inspirou homens, por um tempo aproximado de 1.500 anos, para que escrevessem a Bíblia para depois desprezá-la? De forma alguma! É fato que o Espírito Santo nos revela o caráter e os atributos de Deus, mas o faz primordialmente nos iluminando para que possamos compreender os textos que Ele mesmo inspirou. Assim, estudar a Palavra de Deus não é de forma alguma desprezar atuação do Espírito Santo, pelo contrário, é honrá-lo na medida em que valorizamos obra dEle no passado.
E por que é importante a Escola Dominical? Porque é nela que temos a maravilhosa oportunidade de estudar a Bíblia de forma mais criteriosa. É nela que encontraremos homens e mulheres de Deus com o dom do ensino que irão nos ajudar em nossa busca e sede do conhecimento de Deus. É na E.B.D. que temos a chance de manifestar nossas opiniões e também a dádiva de vê-las confrontadas com o real ensino bíblico. Portanto, não deixe de se inscrever em uma das classes da nossa igreja e de pedir a Deus que nos ajude a viver tudo o que aprendemos, pois não basta ter um intelecto repleto de informações sobre Deus, pelo contrário, é preciso construir uma vida com base nesse conhecimento. Que o Senhor abençoe a nossa Escola Dominical e faça com que a Sua Palavra penetre em nossas mentes e corações. Amém!
Faça um comentário