A procura do último eleito

Autor: Vanderlei Arruda
Apocalipse 6: 11
Entendendo o porquê da Missão da Igreja

O capítulo 6 de Apocalipse dá início à nova unidade, à seção aos selos. Jesus, vencedor da morte, vai mostrar como é a história da humanidade, abrindo os sete selos que mantém lacrado o livro da história. A abertura dos quatro primeiros selos segue um esquema padrão: abertura do selo, voz de comando, surgimento de um cavalo e descrição do cavaleiro.
• O primeiro revela a história da ganância imperando no mundo.
• O segundo a história de sangue e violência espalhada no mundo como filha da ganância.
• O terceiro a história de escassez como fruto da ganância e violência.
• O quarto a história de morte que acomete uma porção da terra vitimas silenciosas da escassez, violência e ganância.
• O quinto o clamor dos martirizados por causa de Cristo por justiça.
• O sexto a história debaixo do juízo divino.
• O sétimo não é demonstrado neste capítulo, somente no cap. 8:1-5. Do silêncio ao triunfo, o dia da vitória, as orações dos justos sendo recolhidas.

Quero convida-los a observar o verso 11 em especial, sobre o momento pelo qual todos aguardam, mas ninguém sabe quando será à volta de Cristo. Muitos discípulos de Jesus o questionaram para quando seria, qual o tempo de seu regresso, a fim de que pudesse concretizar o plano da redenção final.
Este capítulo é muito especial, pois em toda a Bíblia não encontramos outra indicação com indicação mais clara sobre a volta de Jesus.
Muito erroneamente lemos que o prenuncio da volta de Cristo seria marcada por catástrofes, guerras, fome, escassez, e até mesmo o caos cósmico, com o fim dos astros.
Para entendermos melhor é necessário observamos alguns termos que nos auxiliarão para que a conclusão venha naturalmente.

Depois do clamor dessas pessoas a Jesus pela justiça e que se cumprisse logo o juízo divino sobre os maus, Jesus dá a eles vestiduras brancas e pede que eles tenham bom ânimo até que o grande dia chegasse.
O propósito e tom de conversa de Jesus para com João é em forma de declaração determinada auvtoi/j pronome de intensidade e enfática para deixar claro que haverá sim um dia para o julgamento final, a fim de que Seu Reino seja estabelecido perpetuamente em todo o cosmo, e seu povo receba o prêmio final, a vida eterna.
Kronos tem como característica determinar que o tempo, a hora já está marcada…
Mas este tempo marcado está condicionado pela palavra:
Eos conjunção temporal que demonstra “até”, com isso o evento final está aguardando para o fim deste período de tempo um outro acontecimento tão ou mais importante que o tempo, mas o número de pessoas para que se cumpra o julgamento.
Pleroma significa totalidade, estar cheio, enchido completamente, portanto, o número dessas pessoas que precisam testemunhar ou morrer por causa de Jesus, ou aceitar Jesus é aguardado com estrema atenção, pois quando isso acontecer o momento para o julgamento final chegou.
su,ndouloi, sundouloi que significa figo. De crentes, ministros, anjos, qualquer que relaciona junto em serviço debaixo de Cristo como Senhor.
Mas pensando nisso é que vemos o quanto a Igreja Cristã perdeu com tantos outros assuntos não tão importante, como pensar e trabalhar para que a volta de Cristo fosse a mais rápida possível.

I. A Igreja precisa fazer discípulos para perpetuar a Proclamação da Palavra de Deus.

Mateus 28:19 Portanto ide, fazei [discípulos] de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

É uma ordem de Jesus que necessita esclarecimento, e o mais evidente é que o motivo maior para que se fizesse discípulos é porque esses teriam que fazer outros discípulos, e assim sucessivamente para que a Igreja ou o pregador da Palavra de Deus ao deixar um campo, ou uma comunidade essa não viesse a acabar, ou os crentes por abandonar o Caminho do Senhor.
Uma igreja nunca pode deixar de existir onde foi plantada, pois procura pela ovelha se encerraria e teria que recomeçar tudo novamente. Portanto, fazer missões é ter responsabilidades futuras, e não um meio de proclamação irresponsável na qual se pensa somente nos ouvintes daquele momento da explanação da Palavra de Deus.
Pregar sim, acolher os novos convertidos sim prepara-los para serem lideres competentes sim, recuperar outras ovelhas essa é a Missão responsável e coerente que trabalha para concretizar a volta esplendorosa de nosso salvador Jesus Cristo.

II. Jesus convoca a Igreja para procurar as ovelhas perdidas (eleitos/Deus)
Lc 15:6 e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha [ovelha] que se havia perdido.
O texto ainda alude a alegria nos céus por mais uma alma pecadora que se arrepende e volta-se para Deus.
A questão da eleição de Deus é uma questão passiva na doutrina calvinista, pois entendemos e aceitamos que é o próprio Deus quem elegeu o seu povo, Ele escolheu segundo sua livre vontade, e seu desejo único de manifestar aos pecadores a Sua graça inefável a quem não tem nenhum merecimento de misericórdia “Rom 9:15 porque diz a Moisés: Terei [misericórdia] de quem me aprouver ter [misericórdia], e terei compaixão de quem me aprouver ter compaixão”.
A metáfora de Jesus sobre o pastor e a ovelha perdida ilustra perfeitamente a disposição dEle por uma alma que seja para a livrar do pecado e da morte.
A Igreja é convocada a ser uma testemunha de Jesus no mundo, mas ela não pode perder sua razão primeira, pregar o Evangelho da glória de Jesus a todos, pois sem pregação não há fé nem arrependimento, e nem conversão, portanto, pregar a Palavra com responsabilidade é pregar para que a ovelha perdida ouça a voz de Seu Senhor e reencontre seu único Pastor, Jo 10:3, 4 A este o porteiro abre; e as [ovelha]s ouvem a sua voz; e ele chama pelo nome as suas [ovelha]s, e as conduz para fora. 4 Depois de conduzir para fora todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e as [ovelha]s o seguem, porque conhecem a sua voz; é um dos textos clássicos para entendermos a eleição divina. Deus nos predestinou antes da fundação do mundo, escolhendo os seus.

III. Jesus está voltando…

O termo parousia significa essencialmente presença ou chegada de pessoas ou coisas. É impressionante como o N.T. dá ênfase aos fatos que estão para acontecer. Diz Jones: dos 260 capítulos do N.T. pelo menos 222 têm alguma referência ao futuro. Realmente a parousia tem um lugar muito importante na Cristologia não podendo ficar como um apêndice na teologia.
A esperança viva de todo cristão é aguardar com expectativa o grande dia da volta de Cristo.
Entende-se que à volta de Cristo será como em um dia de ladrão, ninguém sabe quando ocorrerá, nem o dia nem a hora, mas Ele manda que fiquemos alertas e sempre atentos, pois a qualquer momento isso ocorrerá de fato.
O prenúncio da volta de Cristo em Mateus 24 nos ensina que as catástrofes anunciadas, não são a bem da verdade os sinais finais da volta de Jesus, pois no mundo sempre haverá guerras, fome, terremotos, catástrofes naturais, mas essa alusão de Jesus quanto a sua volta é para enfatizar que assim como esses eventos acontecem ocasionalmente e podem acontecer a qualquer momento, a Sua volta também será a qualquer momento.

Para entendermos então o verso 11 de Apocalipse precisamos saber que à volta de Jesus acontecerá quando o número exato dos escolhidos de Deus estiver completado segundo o termo pleroma, e segundo o entendimento da conjunção ‘até “que enfatiza explicitamente ao fato da história da humanidade chegar ao fim, quando esse eleito for encontrado para Deus, pois a mansão celestial tem quartos suficientes para todos os eleitos de Deus, nem a menos, nem a mais, o número é exato”.

À volta de Jesus é iminente, a Igreja de Cristo deveria aguardar esse dia com expectativa, pois somente assim, todos os atos de injustiças serão julgados e condenados pelo Juiz Supremo, e somente assim teremos vitória sobre a morte, o diabo e o pecado, à volta de Cristo envolve a nossa alegria eterna.

Alegria do povo de Deus, pois as palavras de nosso Deus se cumpriram, chegou o dia de descansarmos pra sempre de nossas lutas, de nosso trabalho, para tão somente adorar e Servir ao nosso Deus e Senhor.

Em Apocalipse 7: 9,14 nos diz que grande multidão estava adorando ao Cordeiro de Deus, com certeza João estava contemplando todos os salvos em Cristo Jesus, nenhum estava faltando, ou havia algum intruso lá, mas declara que via uma multidão de todos os povos e nações para adorar o Cordeiro de Deus.
Precisamos trabalhar para o Senhor para que sua volta seja como para amanhã, sem demora, sem mais desculpas…Pregar a palavra em toda hora, tendo oportunidade devemos estar preparados para testemunhar a respeito de nossa fé.

Ilustração: o transatlântico

Conclusão

O Senhor Jesus nos ensina que sua volta é certa, mas precisamos tomar atitudes de fazermos discípulos onde estamos, a fim de que sempre haja em nós a disposição para encontrarmos mais uma das ovelhas perdidas do Senhor, porque aprendemos que somente quando encontrarmos a última ovelha perdida, o número dos eleitos de Deus se completará e assim como disse Paulo na I Tm 2:4 “o qual deseja que todos os homens sejam [salvos] e cheguem ao pleno conhecimento da verdade, Deus quer que” todos “sejam salvos”.

Maranata vem Senhor Jesus.

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