Tempo de semear

Autor: João Wilson Vasconcelos




Semeia pela manhã a tua semente, e à tarde não repouses a tua mão, porque não sabes qual prosperará; se esta, se aquela ou se ambas igualmente serão boas." Eclesiastes 11:6
Quando analiso este texto da palavra de Deus me deparo com a seguinte realidade: as centenas e milhares de vidas de missionários que foram ceifadas por assassinatos, doenças e outras situações. Tudo porque entenderam o princípio da semeadura.
O Senhor Jesus disse aos seus discípulos que aquele que quiser ganhar a sua vida vai perdê-la (Mc. 8.34-35) e o que perder por causa do evangelho vai ganhá-la. O apóstolo Paulo diz que temos que aproveitar as oportunidades e remir o tempo (Ef. 5.16) e o Senhor Jesus nos diz que temos que trabalhar enquanto é dia por que vem a noite quando não podemos fazer nada (Jo. 9.4).
Cada época da vida traz suas oportunidades e não podemos desperdiçá-las e essa foi a visão dos missionários que saíram de suas terras e nações para semear em outras terras, e por causa disso, hoje, no continente africano são 4,6% de evangélicos, na Ásia são 7,6% de evangélicos. A China é o país da Ásia onde mais tem crescido o número de evangélicos, e na África, especificamente na Uganda houve muitos assassinatos de cristãos pelo ditador Idi Amim. Mesmo assim muitos missionários foram ali e plantaram a boa semente do evangelho.
Recentemente estivemos em alguns países da Europa e podemos constatar que a igreja brasileira e entre elas a igreja Presbiteriana de Manaus é uma das igrejas mais conhecidas pelos líderes europeus. Pelo trabalho que o Pr. Sérgio Horta e família têm desenvolvido por lá, o evangelho está sendo semeado, com a boa semente.
A Europa que já foi berço de grandes movimentos do evangelho, inclusive da Reforma Protestante na Alemanha, hoje sofre com o avanço da apostasia, e com isso é urgente a necessidade de pessoas dispostas e chamadas para semear nesse continente.
A igreja, em geral, perdeu a geração mais nova, tanto na Europa Ocidental como naquelas antigas terras comunistas. É provável que a fé cristã decline dramaticamente nas próximas duas décadas. A Teologia Liberal levantou-se para dominar as instituições teológicas por toda a Europa Ocidental no começo do século XX. A maioria das principais denominações protestantes estava espiritualmente afetada como resultado da perda de confiança nas Escrituras e na exclusividade do Evangelho. As instituições teológicas liberais são hoje pouco procuradas por estudantes, e esta aberração está perdendo influência. Em contraste, as instituições evangélicas têm se saído melhor. A igreja na Europa Central e Leste Europeu emergiu de uma longa noite de propaganda comunista, manipulação, opressão e, muitas vezes, completa perseguição e destruição, mas sobreviveu. A severa repreensão aos cristãos, à negação da educação e abertura profissional sob o comunismo os deixou marginalizados, e muitas vezes, sem papel na sociedade. Muitos líderes estão relutantes em se adaptarem às mudanças culturais e gerais.
Como resultado, muitas congregações parecem irrelevantes e desabilitadas a atender às necessidades do século XXI. Os evangélicos poderiam ter um papel vital na restauração dos padrões morais, éticos e espirituais numa sociedade que perdeu sua direção.
Ore e participe deste projeto, e que o Senhor nos ajude a aproveitar cada oportunidade que nos é dada de semear a boa semente.


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*