Autor: João da Cruz Parente
O RICO DOMINA SOBRE O POBRE; QUEM TOMA EMPRESTADO É ESCRAVO DE QUEM EMPRESTA. – Provérbios 22. 7
Lamentavelmente muitas pessoas encontram-se numa posição extremamente constrangedora, em função de dívidas contraídas sem nenhum critério. O endividamento tira o sono, gera ansiedade, tem causado inúmeras separações conjugais, tira a capacidade de produzir o máximo no nosso ambiente de trabalho, abate o espírito, chegando a produzir doenças em nosso corpo, pois a Bíblia afirma que “..O espírito abatido virá a secar os ossos”. Prov. 17. 22. Não são poucas as pessoas que estão dentro de igrejas e que estão vivendo em escravidão.
O texto bíblico, afirma categoricamente, “quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. Infelizmente hoje, por interesse próprio, não vemos muitos pregadores ensinando a respeito deste texto, pois isto contrariaria seus interesses. Numa boa parte dos programas evangélicos veiculados pela televisão, e pelo rádio, vemos e ouvimos os “mercadores” anunciando: compre os livros, fitas, cds., (e tantos outros produtos que são anunciados) pagando com cheques pré-datados, cartões de crédito, em 3, 4, ou 6 pagamentos.
Uma boa atitude é comprar financiado, apenas dois produtos: a casa própria e o automóvel, desde que necessário. Se houver um problema mais grave nas finanças da pessoa, ela terá os bens para honrar seus compromissos. Vejam o conselho de Deus para o povo de Israel, em Deut. 15. 6: “Porque o SENHOR, teu Deus, te abençoará, como te tem dito; assim, emprestarás a muitas nações, mas não tomarás empréstimos”. Viva em paz! Tendo dinheiro compre o que é útil, não tendo, economize e depois compre à vista. Seja um abençoado.
PARA REFLETIR: Estou atormentado por dívidas?
Faça um comentário