Autor: Gerson Rodrigues
O tempo em que vivemos tem possibilitado testemunharmos muitas e rápidas mudanças, que em dezenas de séculos não ocorreram com tanta intensidade, impacto e em diversas áreas, tendo como um dos maiores sujeitos ativos, o homem.
Em rápidas palavras, trataremos de algumas motivações e efeitos de diversas mudanças. Certa teoria, denominada “Problemas e Mudanças“, defende que ”todo problema decorre de uma mudança e que, toda mudança pode gerar um problema !” O maior dos problemas do homem, à luz da Bíblia, é a MORTE, originado pelo pecado, quando foi seduzido pela tentação de ser igual a Deus, quando no Éden buscou ter conhecimento, poder e domínio sobre tudo e todos.
A Bíblia diz que ”aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gal.6:7b). Na busca de seus objetivos, de progresso, o homem que ainda sofre a tentação de querer ser igual a Deus e, por vezes, assume a “máxima” : “de que os fins justificam os meios” e busca solução em si mesmo para tudo, não se dando conta de que é vítima de sua armadilha. Nesse contexto, cria e recria sistemas na busca da infalibilidade e cada vez mais fica preso ao seu sistema ativista, tendo a frustrante sensação de insatisfação e fracasso, pois os seus valores, são fundados no poder. Dessa armadilha, por si mesma, a humanidade não escapa, ainda que motivada pelos fins, podendo trilhar “caminho,que a lhe pareça direito, mas afinal, são caminhos de morte” (Prov.16:25). A busca e tentação da auto-suficiência (individual ou coletivamente), não são recentes, ao contrário, verifica-se na queda de Lúcifer e outros anjos do céu; na destituição do homem do Paraíso (Éden) e conseqüentemente, de toda humanidade da glória de Deus, seguindo por toda a história e, como não poderia deixar de ser; em rápida e, grande escalas, está presente nos dias de hoje. Andando segundo sua vontade, ”Satisfazendo à concupiscência da carne, que milita contra o Espírito e o Espírito, contra a carne, pois são opostos entre si”,(Gal.5-16), o homem terá , como frutos “ obras da carne…, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e cousas semelhantes a estas”, e conseqüentemente a “não herdarão o reino de Deus os que tais cousas praticam” (Gal. 5:19-21) .
Felizmente, a Palavra de Deus aponta-nos a SOLUÇÃO para a desastrosa conseqüência do pecado “porque o salário do pecado é a morte”, (Rom. 6:23) oferecendo a VIDA ETERNA, “mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna
Faça um comentário