Autor: João da Cruz Parente
ALGUNS FARISEUS APROXIMARAM-SE DELE PARA PÔ-LO À PROVA. E PERGUNTARAM-LHE: “É PERMITIDO AO HOMEM DIVORCIAR-SE DE SUA MULHER POR QUALQUER MOTIVO?”
ELE RESPONDEU: “VOCÊS NÃO LERAM QUE, NO PRINCÍPIO, O CRIADOR ‘OS FEZ HOMEM E MULHER’ – E DISSE: ‘POR ESSA RAZÃO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE E SE UNIRÁ À SUA MULHER, E OS DOIS SE TORNARÃO UMA SÓ CARNE’? – ASSIM, ELES JÁ NÃO SÃO DOIS, MAS SIM UMA SÓ CARNE. PORTANTO, O QUE DEUS UNIU, NINGUÉM SEPARE”.
Mateus 19. 3-6 (nvi)
Infelizmente o número de divórcios vem aumentando assustadoramente, trazendo prejuízos irreparáveis à sociedade como um todo. Na separação dos cônjuges, inúmeras pessoas são vitimadas; os filhos sofrem prejuízos imensos em todas as áreas e principalmente na parte psicológica. Regra geral o desastre econômico acontece. São vários os fatores que tem levado uma multidão de casamentos a mais completa falência. O modelo bíblico, para um casamento bem sucedido, desapareceu de muitos lares, inclusive de cristãos.
Vejam estes dados do IBGE: A população do Brasil em 1980, era de 119. milhões de pessoas; 948. mil casamentos legais ao ano; 45.mil separações, ou seja 4.74% dos casamentos terminavam em separação. A população do país no ano 2000, pulou para 169. milhões de pessoas; o número de casamentos legais desceu para 734.mil ao ano; o número de separações, subiu para 188.mil, ou seja, 28.5%, dos casamentos terminaram. Hoje, 2005, o índice de separações está ultrapassando os 35% ao ano. O percentual das uniões “consensuais”, (ajuntamentos) está passando dos 30%, em relação aos casamentos. O estado civil que mais cresce é o de divorciados.
Vejamos os conselhos de uma Bíblia de Estudo
Príncipios para um casamento duradouro
Um casamento bem sucedido é resultado de hábitos disciplinados que têm sido provados através dos séculos por um incontável número de casais, cujo amor e compromisso foram fortalecidos e ficaram mais apaixonados. Quando hoje em dia o ambiente cultural guerreia contra o casamento cristão – procurando redefinir, diluir o nosso entendimento sobre essa instituição divina – é essencial recuperar estes princípios dinâmicos. Naturalmente, o primeiro lugar para onde se deve olhar é a Palavra de Deus. E há lugar mais apropriado do que o cântico de amor de Deus?
CÔNJUGES: aprendam a arte perdida do amor verbal. Aprendam a dizer palavras de amor que acariciam a alma do seu/sua companheiro/a. – Cantares 4. 1-7
Entenda e creia que o Senhor continua a ver o relacionamento sexual dentro da santidade do casamento como “muito bom” e o abençoa. – Cantares 5. 1
Exalte, no casamento, as virtudes do seu cônjuge acima das virtudes de outros. Cant. 6. 4-9
Reserve momentos regulares, periódicos, com seu cônjuge para revigorar e renovar o romance em seu casamento. – Cantares 7. 10-13 – (Bíblia de Estudo Plenitude)
Faça um comentário