Autor: Henri J. M. Nouwen
Entregar-se sem esperar nada em troca quando você mesmo foi recebido integralmente. Toda vez que descobre que espera algo de volta pelo que deu ou fica desapontado quando não recebe nada em troca, está percebendo que ainda não foi recebido integralmente. Só quando se reconhece como amado sem reservas, isto é, integralmente recebido por Deus, é que poderá doar-se gratuitamente. Dar sem desejar nada em troca é confiar que todas as suas necessidades serão supridas por Aquele que o ama incondicionalmente, é confiar que você não precisa proteger a sua própria segurança, mas que pode doar-se inteiramente ao serviço de outros.
Ter fé é precisamente confiar que você que dá de graça, de graça receberá, mas não necessariamente da pessoa a quem deu. O perigo reside em querer desabafar com os outros na esperança de que eles os recebam integralmente. Logo irá sentir-se como se eles estivessem indo embora com pedaços seus. Você não pode doar-se aos outros se não se sentir dono se si mesmo e só é possível sentir-se dono de si mesmo quando se é integralmente recebido com amor incondicional.
Muito do dar e receber tem uma característica violenta, porque os que dão e recebem agem mais por necessidade do que por confiança. O que parece generosidade é na verdade manipulação, e o que parece amor é de fato um grito por afeição ou apoio. Quando você souber que é amado sem reservas será capaz de receber de acordo com a capacidade do outro de dar. Será agradecido pelo que lhe é dado, sem se apegar a isso, e ficará contente pelo que puder dar sem precisar vangloriar-se. Você será uma pessoa livre, livre para amar.
Extraído do livro A Voz Íntima do Amor (Paulinas, 2004).
Faça um comentário