Os cavalos de Jeremias

Autor: Ariovaldo Ferraz Arruda

“Se você corre com homens e eles os o cansaram, como poderá competir com os cavalos”? (Jeremias 12:5)

A vida em sua forma mais simples é um desafio, dependemos sempre dos outros, se não fosse os cuidados maternos não sobreviveríamos jamais nossos primeiros dias. Assim, como natural, também valorizamos a Deus que nos sustenta hoje nas lutas da vida.

Jeremias, profeta de Deus, logo muito mais que todos nós diante do Senhor, já sem fôlego da corrida com homens, era chamado a correr com os cavalos. Quais eram os cavalos de Jeremias: traição de família, perda de suas propriedades, suas plantações destruídas, o verde de sua mata que virou deserto; semeando trigo, colhia espinhos; e o seu povo tornou-se devorador como hienas. No exílio, tinha tudo por perdido, já não cantava mais, conseqüentemente, suas as harpas foram penduradas nos salgueiros…

Como é duro! No exílio falta o nosso cantinho, falta o que é nosso; estamos entre estranhos, os costumes são diferentes, parecem agradáveis,  porem não são. O POREM sempre modifica o que é bom. Eles são felizes, porém escondem suas lutas.  Como vivem alegres, porém não revelam a vergonha de suas vidas, etc…  Jeremias ensina que se hoje estamos cansados de correr com homens, amanhã corremos com os Cavalos. Como vamos correr se já estamos fadigados com os homens? Talvez, alguém entre nós tenha agora que enfrentar o poder de um Nabucodonozor (um rei opressor), a incompreensão, o exílio na fé, no amor, no trabalho, na igreja, na família, etc… Os cavalos, desafios de Jeremias, corriam mas não o venciam, por isso, na história de Israel, ninguém, a seu tempo se comparou a Jeremias.

Ânimo, alegre-se! A fidelidade da perseverança na luta da vida vem da promessa do Senhor: “…contudo, depois disto, restaurarei a sorte” (Jeremias 49:6). Confie no Senhor, espere n´Ele, e não haverá CAVALOS tão velozes que possam tirar-lhe a doce  vitória que o Senho o tem reservado! Tenha bom ânimo, diz ó Senhor, pois Eu venci os cavalos mais velozes…

Igreja Presbiteriana Independente de Londrina

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*