O testemunho da igreja de hoje

Autor: Laine Furtado

Em II Coríntios 13:5  está escrito “Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé, provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.”  Nós sabemos que aquele que tem o filho tem a vida eterna (I João 5:12) e somente tem vida eterna aquele que conhece a Deus e reconhece a Cristo (II João 5:12). Mas qual o testemunho que damos ao mundo como embaixadores de Cristo na terra e pregadores da mensagem de salvação em Cristo Jesus? Será que o nosso testemunho tem sido de verdadeiros homens e mulheres de Deus que fomos transformados pelo Espirito Santo depois de termos nascido de novo? Quantos de nós temos permanecido na fé em Cristo Jesus e temos dado testemunho Dele através de nossas vidas?

O nosso compromisso com Deus é de fundamental importância e a nossa responsabilidade como representantes de seu reino na terra uma realidade. E Ele nos deu instruções sobre como sermos aprovados. Em Romanos 2:17-18 está escrito: “Eis que tú, que tens por sobrenome judeu, e repousas na lei, e te glorias em Deus; e sabes a sua vontade, e aprovas a coisas excelentes, sendo instruído por lei.” Deus está falando com o seu povo, o judeu, mas esta passagem serve para nós porque somos a Israel espiritual do Senhor. Nós, como cristãos, estamos nos colocando como santos, diferentes, que não erram e não pecam, estamos como os fariseus, que buscam o cumprimento da doutrina, mas temos o coração endurecido para a realidade da evangelho.

Muitas vezes pensamos que estamos fazendo a vontade de Deus, mas enganamos a nós mesmo. Romanos 2:19-20 diz: “e confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas, instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei.” Nos gloriamos de fazer o bem e instruir os homens na vontade de Deus. Falamos mas não fazemos o que pregamos. Somos nascidos de novo, como os sacerdotes das sinagogas nos tempos de Cristo, da igreja primitiva e de hoje, mas não mudamos em nada depois que reconhecemos a Cristo como Salvador. A Palavra diz que precisamos moldar o caráter de Cristo em nós para que possamos crescer na graça de Deus. Será que Cristo agiria como nós fazemos, se ele estivesse em nosso lugar?

Os judeus blasfemavam contra Deus por não obedecer seus estatutos. Eles  estavam preocupados com o cumprimento da lei de Moisés, mas transgrediam esta mesma lei. Em Romanos 2:24-29, Deus fala aos judeus e trata da circuncisão da carne, o que era um grande problema da igreja   primitiva. Quando vamos para o Novo Testamento, Paulo fala sobre a circuncisão do coração, o que representa a transformação do nosso coração: “Mas é judeu o que o é no interior, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não na letra, cujo louvor não provém dos homens, mas de Deus.”

No entanto, apesar das nossas  iniquidades, Deus é misericordioso  e perdoa os nossos pecados. Em Ezequiel 36:21-23 e 25-27 nós podemos ver o amor do Senhor por nós: “Mas eu os poupei por amor do meu santo nome, que a casa de Israel profanou entre as nações para onde foi.” Os israelitas, para onde iam, profanavam o nome de Deus por causa de seus pecados e idolatria. Os crentes, como seus testemunhos de vida, muitas vezes, fazem o mesmo que eles.

No entanto, Deus tem misericórdia de nós e demonstra seu amor a todo tempo. No versos 25 a 27 encontramos o refrigério para a nossa alma: Então espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei e vos darei um coração novo: e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e fareis que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juizos e os observeis.” Existe sempre uma chance quando temos o coração reto diante de Deus. Ele nos purifica de nossas pecados. Que como servos de Deus possamos ter compromisso com sua obra e sermos verdadeiros testemunhas de seu amor.

Laine Furtado é a editora da revista Linha Aberta. É formada em Jornalismo pela UFJF (Brasil) e em Teologia SFBC (USA). Atualmente é professora de teologia no Seminário Betel, FL.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*