Autor: Osmir Aparecido Cruz
Não é fácil explicar o que é fé. Para falar a verdade, nem mesmo a Bíblia nos explica com exatidão seu significado.
Todas as coisas existentes no mundo podem ser classificadas em duas partes: visível e não-visível. É mais fácil conhecer o que vejo (água; comida; a terra; a lua; etc.). No entanto, é mais difícil conhecer o que não vejo (fome; saudade; sede; etc.). Jesus conhecia os dois lados em questão: o que vejo e o que não vejo. O fato é que o visível supri o invisível. Por exemplo: se tenho sede, bebo água; se tenho fome, como comida, se tenho dor, tomo remédio, enfim, em cada necessidade do mundo invisível, encontramos a adequada satisfação no mundo visível.
A fé é justamente o que liga o mundo que vejo com o mundo que não vejo, ou seja, liga o visível ao invisível. Por isso, que para se achegar a Deus é necessário ter fé, “crer que ele existe” (Heb. 11:6). Pois não podemos conhecer Deus no mundo visível, e sim pelo invísivel. Pois não podemos ver um espírito, e Deus é um espírito (Jo. 4:24).
A fé é o canal que liga o homem a Deus. A Bíblia diz que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Heb.11:6a). Mas o que significa isso? Significa que Deus se agrada em ter o homem ao seu lado, a final, foi para isso que Jesus morreu na cruz. Para que o homem fosse “reconciliado” com Deus (2Co. 5:17, 18). Então, quando nos aproximamos de Deus pela fé, estamos agradando a Deus.
A fé é o que dá compreensão a todas a coisas de Deus. Ninguém pode compreender as coisas de Deus sem fé. Paulo disse “que o homem natural não pode compreender as coisas do Espírito” (1Co. 2:14). Não espere que um cientista creia em Deus, ao menos que ele tenha tido uma experiência com Jesus Cristo. Isso pelo fato de não haver como ser estabelecida essa ponte, que liga o homem a Deus: a fé. Por mais que o tempo passe, dificilmente encontraremos um cientista afirmando que a Bíblia é a Palavra de Deus.
Alguns dias atrás a Revista super Interessante publicou uma reportagem onde alguns cientistas teóricos, afirmavam que Moisés não passou de um “mito” e que Davi era apenas um “líder tribal”. Para eles é impossível crer. Pois os falta o elemento chamado fé. A fé é o que dá vida na mensagem Bíblica, e como o tempero que dá gosto à comida. Sem a fé a Bíblia não tem sabor. É como um livro qualquer. Que teve significado apenas para sua época. A Bíblia não obriga ninguém a ter fé. Podemos escolher tê-la. Jesus disse: “quem crer…” (Jo. 11:25); Paulo disse: “porque todo aquele que…” (Rm. 10:13) Pedro disse: “Arrependei-vos” (Jo. 2:38). Isso comprova que nossa fé é volitiva, ou seja, eu decido crê ou não crê.
Certa vez ouviu de um grande pregador a seguinte frase: o coração da Bíblia se encontra no texto de Habacuque 2:4 ‘pela fé o justo viverá’. Eu diria que a fé é o combustível da vida cristã. Que possamos viver pela fé, pois ela é o canal que conduz a graça de Deus até nós (Ef. 2:8-9).
Faça um comentário