O medo

Autor: Sergio Aparecido de Almeida

“Mas, sentindo o vento, teve medo; e, começando a submergir, clamou: Senhor, salva-me.”  (Mateus 14.30)

O medo é inimigo tão forte que não somente pode inibir a fé, mas também cegar a pessoa quanto às evidências, por mais claras que sejam. No capitulo 14 de Mateus temos uma narrativa na qual o Senhor Jesus estava caminhando sobre as águas e atendendo ao pedido de Pedro, ordenou que este fosse ao Seu encontro. O discípulo, maravilhado e meio assustado, de repente se viu caminhando também sobre as águas, mas ao sentir o vento teve medo e, por isso, começou a afundar.
Pedro tinha fé, tanto que começou a caminhar sobre as águas; contava com a ajuda dos seus companheiros que haviam ficado no barco e, o mais importante, estava diante do Senhor Jesus que o assistia e fortalecia, no entanto, como diz o texto bíblico, começou a submergir.
O milagre não acontece completamente e, de quem foi a culpa? Do Senhor Jesus? Claro que não. Apesar de todas as coisas estarem contribuindo para que Pedro pudesse andar tranqüilamente sobre as águas, isso não aconteceu. O vento foi mais forte do que a sua frágil fé, a ponto de impedir que ele chegasse ao seu destino.
Muitas pessoas vivem neste mundo situações semelhantes, no que se refere a sua fé em Deus. É certo que muitos cristãos, inclusive, não estão recebendo as bênçãos que o Senhor Jesus tem prometido. Há quem culpe o diabo, a igreja, os pastores e até mesmo o próprio Deus por não receber um milagre pelo qual está esperando às vezes por muito tempo, quando a culpa é sua mesma.

Medo de seguir a Jesus
O medo é um desses inimigos da fé que muitas vezes se escondem e só aparecem na hora da maior necessidade. Quantas pessoas têm medo de obedecer ao Senhor Jesus quando Ele afirma que é preciso abandonar tudo, se necessário for, para segui-Lo?
Quantos jovens e adultos ficam pensando no seu futuro, na sua segurança pessoal, na segurança da família, no bem-estar, e morrem de medo de deixar um emprego ou renunciar a uma carreira para servir a Deus? Muitos têm medo de perder a “reputação” para se transformar em um homem ou em uma mulher de Deus. Ficam pensando no que vão falar os familiares, os amigos, etc.

Medo de Deus
Há situações que a pessoa chega mesmo a ter medo de Deus. Isso normalmente acontece quando se está afastado do Senhor. A consciência humana adverte naturalmente a pessoa de modo que um pecado escondido ou uma prática pecaminosa qualquer faz com que a presença de Deus seja motivo de temor, em vez de alegria e júbilo. Isso explica a causa de muitas pessoas terem verdadeiro pânico de igreja e não gostarem de falar das coisas de Deus.
Foi isso o que aconteceu com Adão, segundo a narrativa bíblica. Depois de ter desobedecido ao Senhor e ter comido do fruto proibido, teve medo de Deus a ponto de se esconder d’Ele: “Respondeu-lhe o homem: Ouvi tua voz no jardim e tive medo, porque estava nu; e escondi-me”. (Gênesis 3.10)
Quando a pessoa está realmente envolvida com Deus e vive no Seu amor, então não tem medo de nada. É certo que os ventos deste mundo são muito fortes e fazem de tudo para nos derrubar. As tempestades desta vida tentam lançar por terra o cristão, mas se este for fiel e estiver edificado na rocha que é o Senhor Jesus, então resistirá firmemente. O vento pode soprar à vontade mas não pode nem “balançar” aquele que está alicerçado na Palavra e no amor de Deus.

Medo e castigo
No caso de Adão, ele tinha medo de Deus porque estava preocupado com o castigo para o seu pecado. Quem está firme na presença do Senhor Jesus deve estar convicto que o Seu amor já providenciou o perdão e todas as bênçãos contidas na Sua Palavra, por isso, não tendo motivo para esperar um castigo, ama ao Senhor de todo o coração e n’Ele confia inteiramente: “No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor”.(! João 4.18)

Medo do diabo
Não é novidade alguma afirmar que, de um modo geral, as pessoas têm medo do diabo. Pudera… pela maneira como ele é pintado, sua figura e suas ações realmente assustam. O que não se justifica é que o cristão tenha medo dele. Ele já está vencido pelo Senhor Jesus e embora se esperneie para tentar derrotar os cristãos, se estes assumirem sua fé, não têm o que temer.
O que faz, entretanto, com que um cristão tenha medo do diabo? Ou a completa desenformarão sobre o poder de Deus, que nos garante a vitória, ou, como já foi dito, uma vida associada ao pecado. É por isso que a Bíblia afirma que os medrosos não herdarão o reino de Deus, pelo contrário, estão destinados ao lago de fogo: “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte”. (Apocalipse 21.8)

Se você quer abolir para sempre o medo de sua vida, observe, pelo menos, o seguinte: entregue os seus caminhos e a sua vida a Deus. Confesse a Ele os seus pecados e confie no perdão divino. Creia que o Senhor Jesus já venceu o diabo, a morte e todo mal, fazendo de você, se O aceitar, uma pessoa vencedora. Saiba que nenhuma força, nem mesmo o diabo, nada podem contra você se sua vida está realmente nas mãos de Deus. Confie que tudo é possível àquele que caminha olhando para a frente, para o Senhor Jesus. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*