Autor: Igreja Batista do Calvário
Tu, ó Senhor, me conheces, tu me vês, e provas o que sente o meu coração. (Jeremias 12.3a)
Em nossos tempos modernos, quem tem dinheiro consulta o médico pelo menos uma vez por ano para um checkup, para um exame geral. Não querem correr o risco de um enfarte, por exemplo. Querem que o médico examine todas as funções do corpo e lhes dê conselhos.
Jeremias nos diz que existe alguém mais que nos examina e prova: o próprio Deus. Falando em figura, Deus é especialista para doenças cardíacas, é cardiologista. A ele, porém, não interessam tanto o funcionamento das válvulas cardíacas ou as condições das coronárias. Ele tem sobretudo um interesse: quer saber para quem pulsa este meu coração. Estaria pulsando para mim?, pergunta ele. Tenho eu um lugar assegurado neste coração? Ele me ama? Ou lhe sou indiferente, talvez até excluído de sua vida?
Até pode ser que você acha que esse interesse por Deus em meu coração é uma intromissão indevida. Que tem ele a ver com isso? Quem o chamou para intrometer-se em minha vida? Para cristãos, porém, esse interesse de Deus em suas vidas é importante, até vital, mais importante que o interesse do médico pela saúde. Pois Deus não se interessa apenas pela saúde orgânica, Deus prova e examina os corações para ver se a vida está bem como um todo. Dessa saúde global fazem parte uma boa consciência e a paz com Deus. Quem estiver interessado nessa “saúde global” não deveria deixar de ter sempre consulta marcada com o Médico da Vida.
Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim alguma falsidade e guia-me pelo caminho terno. Amém.
1 Coríntios 10.16-17(18-22) :: João 6.30-40
Faça um comentário