O líder e a vida de oração

Autor: Robson Brito




Referências gerais: 1 Cr 16.11; Lc 18.1; 1 Ts 5.17; Ef 6.18. 

1. Tenha em mente o que tem nos levado a orar tão pouco nos últimos dias.
Dentre muitas, as maiores causas de impedimento à oração são: luta pela sobrevivência; falta de amor; tranqüilidade gerada pela tecnologia; darmos mais lugar à carne; ativismo na igreja (por incrível que pareça); inversão de valores: é mais importante fazer do que ser; não nos disciplinamos – não estabelecemos um método de oração…

2. Prepare-se para orar
Orar é manter uma relação de amor com Deus. Na relação de amor humana é preciso preparo…
a) Preparo Físico: esteja descansada; arrume um lugar confortável; evite lugar onde há barulho; leve ferramentas para a oração: Bíblia, Harpa Cristã, lenço, travesseiro, almofada, caderno, caneta, toca fita, etc.
b) Preparo Emocional: Concentre-se em Deus.
c) Preparo Espiritual: Não pense em Deus como  um homem de negócios; como médico; como Assistente Social ou como Papai Noel. Pense em Deus como Pai. Esteja ciente de quem você é do ponto de vista espiritual. Lembre-se de que sua oração pode se centrar em três pessoas: Deus, você mesmo, e os outros. 

2. Confesse seus pecados, em oração!
Referências gerais: Sl 66.18; Pv 28.13; 1 Jo 1. 7-9). O pecado nos leva a nos cansar na oração e até a fugir dela. Não vamos deixar  para confessarmos  mais tarde. Não usemos nossa posição como desculpa para não confessar. Deus é onisciente, portanto, sejamos  sinceros. Deus éstá disposto a revelar nossos erros com amor. Quem quer teve uma vida de oração deve vencer o pecado e uma das formas de se ter vitória sobre ele é confessando-o ao Senhor. É muito perigoso deixar de fazer isso, pois quando abrigamos um pecado em nosso coração ele aumenta.

4. Ouça Deus enquanto você ora!

a)      O que significa ouvir Deus em oração: Singnifica aquietar nosso espírito, silenciar nossa alma, reter nossa boca. Há pessoas que quando oram gritam bastante e sem parar, não param um pouco em quietude para ouvir Deus. Nem sempre gritaria é sinônimo de unção. Quem quer ter uma vida de oração deve falar com Deus. Orar não é “conversar com Deus?” Ninguém conversa sozinho! Não podemos ficar só falando. Espere em Deus (Is 40.31). Fique em silêncio (em estado de quietude) na presença de Deus (Sl 46.1,2, 10 e 11 – veja o “selá”. Ouça Deus falar ao seu coração. 
b)      O que Acontece quando ficamos em silêncio na presença de Deus? sentimos o seu amor; percebemos que ele nos examina; notamos que ele nos prepara; preparar-se para a oração. Orar não é “conversar com Deus”? Se orar é conversar com Deus não podemos falar direto sem ouvir quem está do outro lado da “linha”: nosso Pai celestial. Quem faz uma ligação telefônica e fala sozinho? Por isso, depois de orarmos algum tempo é preciso ficar em silêncio para que o nosso espírito ouça Deus. Daí a vantagem da oração feita na madrugada. Muitos se cansam na oração porque não ouvem a Deus! 
c)      Precisamos vencer a dificuldade de estar quietos na presença do Senhor: Uma das maiores dificuldades de nossa carne é ficar quieta; acomodada. Por natureza o ser humano é irrequieto. Quando oramos o inimigo faz tudo para nós dispersarmos nossa atenção. Nós só conseguimos pensar em Deus quando nos concentramos n’Ele. E isso só é possível quando nos aquietamos na presença de Deus. Você já começou orar, lutando com sua mente para ela prestar a atenção em Deus?  Veja o que o salmista disse no Sl 131.1-3. Quem não se acomoda, se cansa na ora da oração e não consegue orar muito! Há certas coisas que não vão cair do céu nos temos que agir e lutar por elas. Mas, quando se trata de uma vida de oração, somente vai conseguir manter uma vida devocional quem consegue se aquietar na presença de Deus! 
d)      A Bíblia recomenda-nos confiar em Deus, e quietude: Leiamos: a esperança é silenciosa Lm 3:26; Moisés desafiou o povo, nesse sentido (Ex 14.13). Jesus nos proibiu de nos inquietar (Lc 12:29); para não estar inquieto a melhor atitude é orar; as conseqüências são maravilhosas (Fp 4.6); espere em Deus (Is 40.31); Fique em silêncio (em estado de quietude) na presença de Deus. Ouça Deus falar ao seu coração. O que Acontece quando ficamos em silêncio na presença de Deus? Sentimos o Seu amor… Percebemos que ele nos examina… Notamos que ele nos prepara. 

ver ainda www.icurriculo.com


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*