Autor: Marcos Antonio de Oliveira
Um dos mais conhecidos pregadores da história da Inglaterra foi o Rev. Richard Baxter.
Quando ainda jovem, foi chamado a pastorear uma grande igreja, de membros ricos e instruídos, porém frios e carnais. Ficou desanimado e cheio de desapontamentos como que havia encontrado alí. Experimentou vários meios para despertar a igreja dormente. O jovem pregador dizia: “O único meio de levantar a igreja e circunvizinhança é estabelecer o Culto Doméstico! Levantar o altar familiar nos lares!”.
Durante três anos consecutivos, visitava os lares no intuito de estabelecer o Culto Doméstico como prática comum aos membros de sua igreja. Após muito trabalho, finalmente conseguiu.
O ambiente de adoração e comunhão nos lares, foi a base do movimento que encheu sua igreja não só numericaente, mas também com muito poder e, provocou o surgimento de um glorioso ministério em sua vida.
Richard Baxter provou que para a igreja, o altar familiar nos lares dos membros, é indispensável.
Havia 19 filhos na família de Wesley, mas nenhum se achava demasiadamente ocupado para não participar do Culto Doméstico. Diariamente gozavam de inúmeras bençãos e mais de cem pessoas, entre vizinhos e amigos, se congregavam nos cômodos humildes da casa dos Wesley para se ajoelharem perante o Trono de Deus. Eram horas perdidas? Não!. Isto formou o alicerce do reavivamento mundial que acompanhou o ministério de John e Charles Wesley.
O Culto Doméstico abençoa a pessoa, o lar, a igreja e o mundo !.
*
Faça um comentário