O complexo do cabrito

Autor: Gerson Rosa Souza

“Mas ele respondeu a seu pai: há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para eu me alegrar com os meus amigos” (Lc. 15.29).

O texto acima são as palavras amargas de um filho ao seu pai.  Este filho ficou profundamente triste quando descobriu que seu irmão mais novo estava voltando pra casa. Para piorar ainda mais as coisas o seu pai resolve matar um novilho para comemorar a volta do filho mais novo, sendo que  seu pai nunca lhe dera nem mesmo um simples cabrito. Toda aquela festividade para o filho mais novo revelou  três fortes sentimentos negativos  dentro do coração do filho mais velho.

1. FALTA  DE  PERDÃO
A volta do seu irmão não lhe causava alegria nem júbilo. Ele não estava nem um pouco feliz pelo arrependimento do rapaz. Ele queria é que seu irmão se desse mal na vida e nunca mais voltasse pra casa. Ele não perdoou os seus erros e muito menos gostou do seu retorno. Há vários crentes que têm fechado o coração e os braços para seus irmãos porque um dia esses irmãos cometeram um grande pecado. Temos que estar prontos para perdoar qualquer um que se arrependa e queira retornar para a família do Pai.

2. DECEPÇÃO
Ele estava decepcionado, triste, amargurado, porque ele sempre foi fiel, trabalhador, honesto e nunca desobedeceu ao seu pai, e mesmo sendo um filho tão bom nunca ganhou um cabrito sequer para festejar com seus amigos. Este rapaz lembra aqueles crentes sinceros, fiéis e trabalhadores que estão tristes porque nunca ganharam aquele carro, aquele dom, aquele cargo, aquele marido, aquela namorada, etc. Deus têm dado várias coisas a eles, mas se ainda não deu o cabrito, então eles emburram, se entristecem e ficam decepcionados com Deus e com a  fé.

3. INVEJA
Além da tristeza que ele já tinha por não ganhar um cabrito agora ele vê o seu pai dando um novilho para seu irmão. Isto lhe causou inveja, ciúme e até ódio. Muitos crentes têm tido esta atitude quando percebem que Deus está abençoando  outras pessoas. Há crente que fica triste com a prosperidade do irmão pois acha que Deus deveria ter-lhe abençoado da mesma forma. Há crente antigo que fica triste porque o novo convertido recebeu dons espirituais e ele ainda não recebeu nenhum dom.

CONCLUSÃO
Há crentes que têm recebido muitas bênçãos de Deus, mas estão tristes porque ainda não ganharam um cabrito. Deus sabe o que é melhor para nós. Ele sabe o que devemos e não devemos ganhar. Se não ganhamos algo que pedimos não temos que ficar lamentando por isso. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*