Autor: Maria de Fátima Moreira de Carvalho
ANTIGUIDADE
Período da história compreendido entre o aparecimento da escrita, em cerca de 4000 a.C., e a queda do Império Romano do Ocidente, em 476, que marca o início da Idade Média. Também é conhecido como Idade Antiga. Nessa época se desenvolvem as primeiras civilizações. Algumas delas se expandem em impérios que dominam todo o mundo antigo, à exceção do Extremo Oriente.
EXPANSÃO DOS POVOS NA ANTIGUIDADE
CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS:
· EGITO
· FENÍCIA (Líbano)
· HEBREUS (Palestina – Israel)
· ASSÍRIA
· MESOPOTÂMIA (Iraque):
1. Sumérios
2. Acadianos
3. Babilônicos
· PÉRSIA (Irã)
CIVILIZAÇÕES OCIDENTAIS:
· IMPÉRIO MACEDÔNICO
· GRÉCIA
· ROMA (Itália)
RELIGIÕES DAS
CIVILIZAÇÕES ORIENTAIS ANTIGAS
EGÍPCIOS – Politeísta e antropozoomórfica, com predomínio do culto ao Sol, simbolizado por Atum-Ra em Heliópolis, Ftah em Mênfis e Thot em Hermópolis. O deus da vegetação é Osíris, que, com o tempo, torna-se também o deus dos mortos. Acreditam no julgamento após a morte e na reencarnação. Durante o Novo Império, Amenófis IV, que adota o nome de Aknaton, tenta implantar o monoteísmo, mas é derrotado e deposto, por pressão dos sacerdotes dos cultos tradicionais.
MESOPOTÂMICOS – Politeístas, suas divindades são identificadas com os astros, o que dá origem à astrologia como forma de conhecer a vontade dos deuses.
MEDOS E PERSAS (ZOROASTRISMO)– A religião prega a separação entre o bem e o mal, afirmando que o homem deve decidir entre a verdade e a mentira. Disseminada por Zoroastro (ou Zaratustra), predomina até a conquista árabe no séc. VII.
GREGOS – Politeísta e antropomórfica, tem caráter profundamente humanista. A sua mitologia influencia toda a arte e a filosofia ocidentais, fornecendo-lhes os mitos e arquétipos básicos.
ROMANOS – Religião influenciada pela dos gregos, tem deuses equivalentes. Com a expansão militar, assimila também alguns cultos orientais. Durante o reinado de Otávio Augusto, surge na Palestina o cristianismo, dissidência do judaísmo, que se difunde entre as populações dominadas e chega a Roma por volta de 50 d.C. A perseguição aos cristãos começa com Nero, que reina de 54 a 68. Constantino concede, em 313, a liberdade de culto. E. 392, com Teodósio, o cristianismo torna-se a religião oficial do império.
CIVILIZAÇÕES OCIDENTAIS ANTIGAS
(ANTIGUIDADE CLÁSSICA)
A civilização grega ou helênica (ver Grécia antiga), localizada nos Balcãs, e a romana (ver Império Romano), na península Itálica, formam a chamada Antiguidade Clássica, base dacultura ocidental. O apogeu da civilização grega ocorre entre os séculos V a.C. e IV a.C. e o da romana, nos séculos I e II.
As civilizações orientais antigas que mais influenciaram o pensamento ocidental são as do Oriente Médio, como a egípcia, a hebraica, a fenícia, a persa e as mesopotâmicas. Começam a se formar a partir de 4000 a.C. e ocupam uma região que se estende da Índia ao mar Mediterrâneo e dos mares Negro e Cáspio ao oceano Índico. No mesmo período se desenvolvem outras civilizações no Extremo Oriente, como a hindu e a chinesa. Apesar de contemporâneas, elas tiveram pouco contacto com os povos do Oriente Médio e do Ocidente. Seu crescimento também é diferenciado, já que não sofreram grandes invasões nem se lançaram a conquistas.
MITOLOGIA GRECO-ROMANA
Conjunto das narrativas fantásticas e simbólicas das civilizações grega e romana (ver Grécia antiga e Império Romano), também chamadas de mitos (do grego mythos, fábula). Os personagens dessas narrativas são um grupo específico de deuses e heróis que se envolvem em circunstâncias extraordinárias em um tempo não identificado.As narrativas mitológicas surgem no decorrer da história como forma de explicar a existência humana e os fenômenos sobrenaturais, contar a vida e as proezas de deuses e heróis ou ainda justificar as instituições sociais ou políticas. A mitologia greco-romana exerce grande influência na arte, principalmente na literatura e no teatro durante a Antiguidade e o Renascimento .MITOLOGIA GREGA – Resulta da fusão das mitologias micênica e dórica, dos primeiros povos que ocuparam a Grécia. Tem suas principais fontes na Teogonia, de Hesíodo, e na Ilíada e Odisséia, de Homero, escritas no século VIII a.C. Teogonia é a mais completa e importante fonte de mitos sobre a origem e a história dos deuses. Já as narrativas de Homero descrevem os grandes feitos da história grega, nos quais os heróis são ajudados pelos deuses, como na Guerra de Tróia.Os deuses gregos são divididos em vários grupos. O mais poderoso é o dos deuses do Olimpo, que se dividem em várias classes:A classe superior é formada por:
·Zeus, governante de todos os deuses;
·Apolo deus da música e da poesia;
·Ares, deus da guerra;
·Hefestos, ferreiro dos deuses;
·Hermes, mensageiro dos deuses;
·Posêidon, deus dos terremotos e do oceano;
·Afrodite, deusa do amor;
·Ártemis, deusa da caça;
·Deméter, da agricultura;
·Hera, irmã e mulher de Zeus;
·Héstia, deusa do fogo.
A classe inferior é formada por:
·Hades, irmão de Zeus e deus dos infernos;
·Dionísio, deus do vinho;
·Pã, deus das florestas;
·As ninfas, guardadoras da natureza;
·E as musas, que representam as artes e as ciências.
Os heróis, seres mortais em sua maioria, são tão importantes na mitologia grega quanto os deuses. Os primeiros a surgir são Jasão, Teseu e Édipo. Na Guerra de Tróia destacam-se, entre outros, Agamenon, Menelau e Ulisses (em grego Odisseus). Mas o principal herói grego é Héracles, mais conhecido por seu nome romano, Hércules.
MITOLOGIA ROMANA – a principal função da mitologia romana é explicar o surgimento e a história de sua nação. Um exemplo é a narrativa mítica sobre a origem de Roma, segundo a qual os irmãos Remo e Rômulo fundam a cidade, em 753 a.C. A mitologia romana arcaica, anterior ao contato com os gregos, cultuava três deuses principais:
·Júpiter, deus dos céus, posteriormente identificado com Zeus;
·Marte, o deus da guerra (identificado com Ares); e
·Quirino, que representava as pessoas comuns.
Durante os séculos VIII a.C., os romanos entram em contato com a cultura grega, que passa a exercer forte influência sobre sua mitologia. Surgem, em Roma, vários deuses e heróis muito semelhantes aos gregos, diferindo desses apenas no nome.
No século VI a.C., os romanos começam a cultuar Juno, identificada como a deusa grega Hera, e Minerva, com Atena. Entre os séculos VI a.C. e II a.C., aparecem Baco (o grego Dionísio); Diana (Ártemis), Mercúrio (Hermes), Netuno (Posêidon), Plutão (Hades) e Vênus (Afrodite).
A CRENÇA NA PLURALIDADE DE DEUSES
DEU ORIGEM ÀS DOUTRINAS HERÉTICAS
CLASSIFICADAS PELA FILOSOFIA
DE PANTEÍSMO, PANETEÍSMO E DEÍSMO
Objetivando alcançar o bem e o conhecimento da verdade, a antigüidade clássica trouxe à luz a Filosofia, que é o ramo da ciência que se dedica atualmente aos estudos da Metafísica, nome este que se deve inicialmente a um conjunto de monografias de Aristóteles, catalogadas por Andrônico de Rodes, e que tratavam de assuntos diversos que ele denominou “depois da Física”. Posteriormente tal denominação passou a identificar a parte da Filosofia que transcende a matéria e a experiência sensível, tratando da razão suprema do universo e da natureza íntima das coisas.
(A expressão Filosofia originalmente significava “amigos do saber”, e foi criada por Pitágoras no Séc. VI a.C., para substituir a palavra “sábios” , anteriormente atribuída aos homens que possuíam cultura. Assim, ela englobava na sua origem, todo o saber, que posteriormente veio a desmembrar-se, constituindo as ciências autônomas, como a matemática, a física, a química, a biologia, etc., ).
Os estudos da Metafísica dividem-se ordinariamente em dois grandes grupos:
1.Metafísica Geral ou Ontologia (Ciência dos princípios constitutivos e da natureza última do ser. Deu origem ao ontologismo, no século XVII, por Malebranche, segundo o qual, “o homem tem uma intuição direta de Deus e, por meio dela, conhece todos os demais seres. Deus, o Ser primeiro, a Causa primeira, é também o primeiro conhecido, e isso não por um ato sobrenatural, mas por um ato natural da razão”).
2.Metafísica Especial (Ciência que encara o ser não simplesmente como ser, mas em suas três formas determinadas:
a)Ser material (corpo) – compreende a Cosmologia, que objetiva estabelecer uma teoria sobre os processos da natureza, baseando-se nos dados fornecidos pelas ciências naturais sobre o cosmos e as leis gerais que o regem;
b)Ser espiritual (alma) – compreende a Psicologia Racional (ontológica ou metafísica), que interpreta os fenômenos mentais como manifestações da realidade fundamental e substancial da alma;
c)Ser Absoluto (Deus) – compreende a
RENASCIMENTO
(SURGIMENTO DOS HUMANISTAS)
o Renascimento marcou a Europa de 1330 a 1530 e tem como centro irradiador a Itália. Caracterizou-se pela explosão de criações artísticas, literárias e científicas inspiradas na Antiguidade clássica greco-romana, sendo por isso chamado o período de Renascimento.O homem renascentista acredita que tudo se explica pela razão e pela ciência.Traço marcante do Renascimento, o humanismo tem por base o neoplatonismo, que exalta os valores humanos e dá nova dimensão ao homem. Choca-se, assim, com os dogmas e as proibições da Igreja Católica, critica o mundo medieval
POSTULADOS FILOSÓFICOS DA NOVA ERA
1.NATURALISMO – Doutrina que nega o sobrenatural, e afirma que o fim da pessoa é puramente natural;
2.HUMANISMO ANTROPOCÊNTRICO – Concepção da vida baseada na ignorância ou desprezo dos valores sobrenaturais pregados pelo Cristianismo. Diz que o homem chegará à felicidade por suas próprias forças, que não dependem de um Deus Criador e Providencial. Confunde-se com o naturalismo.
3.PACIFISMO – Sistema dos que pugnam (brigam) pela paz universal e pelo desarmamento das nações.
Ideais humanistas: a cultura grega, que no seu ideal humanista associava a beleza e perfeição física à bondade moral (Kalós kai agathós), considerava o atleta o modelo mais acabado do homem. Por isso ele era tido em grande respeito. Aos campeões organizavam-se triunfos em suas cidades, concedia-se-lhes isenção de impostos, e em sua honra compunham-se poemas. Entre estes destacam-se algumas odes de Píndaro.
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