Autor: Autor Desconhecido
Como ser um missionário transcultural
Os missionários são aquelas pessoas a quem Deus vocaciona para uma missão especial. São homens e mulheres qualificados espiritual, física, intelectual e emocionalmente, que serão treinados para evangelizar fora do Brasil.
Para ser enviado a um campo de missões mundiais, o missionário que vai trabalhar em outra cultura precisa passar por um processo de seleção e treinamento, que o qualifica para enfrentar uma realidade diferente num convívio em outro país.
O que faz o missionário transcultural
O missionário que vai trabalhar, em outra cultura, precisa estar preparado para atuar em diversos ministérios. Além de evangelizar, discipular, implantar igrejas, ensinar em seminários, visitar lares, faz capelania em hospitais e presídios, presta atendimento médico, odontológico e de enfermagem, realiza multiministério e ensina português ou outras línguas como meio de estar em contato com o povo.
Ministério Social
O trabalho de assistência social, realizado em campos da África e América Latina, é um dos mais empolgantes. De acordo com a visão holística, os missionários têm dirigido projetos em comunidades carentes, com atendimento médico e um trabalho nutricional feito com gestantes e crianças. Especial atenção é dada ao cuidado do corpo marcado pelas muitas guerras, com atendimento a mutilados, doentes e órfãos, ensino de fabricação de sapatos, muletas, roupas e distribuição de alimentos.
Também a assistência educacional é realizada com aulas de alfabetização e 1º grau, noções de higiene e apoio a comunidade com serviços de creche.
Ministério Educacional
O trabalho de educação básica é uma das estratégias que o missionário utiliza para, além de evangelizar, ajudar o povo a melhorar suas condições de vida. Em países como Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Cabo Verde, o trabalho educacional feito é uma oportunidade de tirar as crianças da rua e oferecer-lhes uma nova maneira de viver. Em Angola e Moçambique, jovens e adultos são alfabetizados através de uma cartilha baseada no livro de João e recebem noções de primeiros socorros. Para as mulheres há aulas de cuidados com o bebê e nutrição. Às crianças são ministradas aulas que vão até o 1º grau, e para os interessados, há ensino de português, espanhol e inglês.
O treinamento para a obra do Senhor também é oferecido aos crentes, realizado em igrejas e seminários. Ministram aulas de Teologia, Educação Religiosa e Música, os missionários estão preparando a liderança da igreja.
Categoria de Missionários
Hoje, com a diversidade de trabalho que os campos exigem, os missionários são enviados para ser pastor, professor, enfermeiro, médico, dentista, capelão, ou outros, de acordo com as seguintes categorias:
Efetivos – são missionários de carreira que vão aos campos com contrato de quatro anos, que pode ser renovado.
Temporários – são aqueles nomeados para um país da América Latina por um período de dois anos podendo ser, no fim do período, efetivados.
Conveniados – são os obreiros enviados aos campos em convênios com igrejas e instituições, para sustento parcial ou integral.
Especiais – são enviados para trabalho específico e por tempo determinado.
Voluntários – são enviados aos campos com sustento próprio e por período determinado.
Associados – são sustentados em convênio com outras juntas missionárias para trabalhar em cidades fronteiriças com outros países.
Fazedores de Tendas – são enviados aos campos com sustento próprio usando suas habilidades profissionais, independentemente de preparo teológico.
Autóctones – são obreiros do país, selecionados e treinados para o trabalho com o seu próprio povo.
De apoio – são aqueles que vão ao campo apoiar o trabalho do missionário efetivo, através de atividades de multiministério.
Faça um comentário