Língua perigosa

Autor: João Carlos
É dito, desde tempos antigos, que a língua é o órgão mais perigoso do ser humano, pois com ela podemos destruir prestígios, magoar amigos, desconstruir relações, etc., mas isso não pode ser tomado ao pé da letra e ser considerado apenas por esse lado, pois a língua tem importância fundamental no nosso corpo. Com ela sentimos os sabores de tudo que comemos e bebemos, com ela podemos pronunciar louvores, palavras de ensino e palavras de construção de relações.
Depois desta introdução, quero falar sobre a importância do ouvido e dos olhos, à luz da palavra de Deus. Diz o verso acima que a fé é pelo ouvir e isso nos leva a entender que, se queremos aprender da palavra e de qualquer assunto, temos que ter os ouvidos bem atentos e afinados a ouvir. Da mesma forma, os olhos também tem importância muito expressiva nesse ato de aprendizagem. Imagino que alguém que não tenha “tempo” de ouvir, e só se apressa em falar, terá muito pouca oportunidade de aprender.
Creio até que para aprender e adquirir conhecimento, da palavra de Deus ou sobre qualquer área da vida, os ouvidos são mais importantes que a boca. Aprende quem ouve ou usa os olhos para ler e ver. Ensina quem usa a boca, com sabedoria para essa finalidade de ensinar. O uso incorreto da boca não contribui nem para o ensino e muito menos para se aprender.
Quis falar sobre a importância de ouvir, pois costumamos ter pouca paciência para ouvir. De outra forma, parece que estamos bem dispostos a falar. Tem uma frase, bem antiga, que diz que o peixe morre pela boca. Ora, é de se pensar que, quando falamos demais, podemos cometer mais erros e perder ótimas oportunidades de aprender mais.
A própria palavra de Deus diz que o ouvir é importante para que aprendamos a ter fé, quando temos “tempo” para ouvir palavras de sabedoria e de ensinamento, como é o caso da Palavra. Quero dizer que devemos colocar um zíper na boca? Absolutamente não! Gostaria de frisar que não podemos desprezar o que ouvimos e o que vemos. Daí vem o conhecimento que precisamos. Por outro lado, muitos recebem de Deus a incumbência de usar a boca com freqüência, para ensinar, para levar conhecimento. Cada um precisa saber dosar isso, de modo a dar o tempo devido a cada sentido, na medida certa.
Saber ouvir já nos indica o caminho do conhecimento, da sabedoria. Como isso é importante! Salomão buscou isso para a sua vida! E teve uma vida muito digna e respeitada por todos os cantos da terra.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*