Joio ou Trigo?

Autor: Pr. Dercinei Figueiredo Pinto
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.”

(MATEUS 7.21-23)

Joio é “uma palavra geral (em grego zizania) usada para denotar qualquer espécie de ervilhaça, mas que em MATEUS 13.24-30, ocorre referindo-se provavelmente ao joio barbado. Que quando ainda está na erva se assemelha muito com o trigo” (J. D. DOUGLAS). E quando prolifera muito, suas raízes se entrelaçam com as raízes do trigo.

Por isso, surpreendentemente (segundo o prof.º J. JEREMIAS, era costume mondar o joio, e até várias vezes), o dono da plantação não manda seus empregados arrancarem a erva má (v. 28b-29). Se assim procedesse, o inimigo (v. 25,28) alcançaria o seu intento, ou seja, destruir o trigo e o dono do trigo. Aliás, “semear joio em campo alheio com o propósito de vingar-se era um crime segundo a legislação romana” (J. D. DOUGLAS).

O joio e o trigo são idênticos sob muitos aspectos, menos um, o da fertilidade. O trigo dá frutos, e bons frutos. O que dá fruto e colhido para o celeiro, para servir como alimento. O que não dá fruto é recolhido para a fornalha, para servir como lenha.

A única preocupação do trigo deve ser frutificar, frutificar melhor, frutificar maior e frutificar mais. E não a de sair pelo meio da plantação procurando, identificando e publicando o joio. Esse é o papel do dono da plantação e de seus empregados.

Repetindo (a repetição é uma das principais leis do processo de ensino-aprendizagem). O joio (os filhos do maligno) foi plantado no meio do trigo (filhos do reino) pelo inimigo (diabo) do dono (Deus) da plantação. O trigo não caça o joio, o trigo frutifica. Você é trigo ou joio? É trigo? Então, onde estão os seus frutos?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*