Autor: Osmir Aparecido Cruz
Ser relevante significa ter sentido. Existem muitas coisas nas nossas vidas que podem não ter relevância, ou seja, não tem sentido. Por exemplo: ter um carro e não saber dirigir. Ter dinheiro e não ter onde gastar. Ter roupas bonitas e novas, mas não usá-las. Isso não faz sentido, não tem relevância. É ter asas sem saber voar.
Tudo isso me faz pensar, se a Igreja faz sentido na vida das pessoas? Será que a Igreja tem relevância na vida da comunidade?
A igreja pode ser vista em dois pontos de vista diferente: espiritual e social.
Do ponto de vista espiritual a Igreja é o corpo de Cristo aqui na terra (1Co. 12:27). Ela é composta de pessoas “participantes de Cristo” (Heb. 3:14), isto é, redimidas pelo sangue de Jesus.
Do ponto de vista social a Igreja é uma comunidade composta de pessoas que adquiriram um modo de vida “semelhante”. Tanto do ponto vista espiritual como do social, a Igreja é um organismo relevante para a vida das pessoas. Esse deveria ser o objetivo de qualquer pastor. Fazer com que ela se torne relevante para a vida das pessoas. Não mais vivemos num mundo onde as pessoas andam “cegas”, aceitando qualquer coisa. Qualquer um pode saber se uma Igreja faz diferença numa sociedade ou não. A Igreja deve ser o referencial para todas as coisas. Crente ou não-crente deve conhecer a Igreja e saber que ela existe. A Igreja não existe para permanecer escondida, pois ela é composta por pessoas que Jesus disse que seriam “a luz do mundo” (Mt. 5:14). A Igreja deve brilhar quer onde esteja. Existem muitas Igrejas em “coma”, ou seja, não esta morta, porém, não esta viva. Vive vegetando. Não produz nada que seja relevante à vida das pessoas. Um dos traços de uma Igreja cristã, deve ser a relevância existencial. Talvez uma melhor palavra seria propósito. As Igrejas precisam ter propósitos de vida que sejam fundamentados na Palavra de Deus. As igrejas que mais crescem hoje são igrejas que tem um propósito de existência. Seja ele bíblico ou não (para alguns isso não importa). O que eles querem, é de alguma forma, atingir o ponto essencial da necessidade humana. Seja através de prosperidade; curas físicas; libertação, ou qualquer outra coisa. Sabemos que muitas besteiras são feitas, mas eles estão conseguindo. As pessoas necessitam de algo que tenham a ver com suas vidas, que faça sentido com o que eles vivem no seu dia-a-dia. Nós não precisamos ser iguais a eles, mas podemos fazer uma diferença na sociedade com a Igreja de Jesus Cristo de uma forma relevante. Fazer com que as pessoas se sintam felizes em serem membros da Igreja de Jesus Cristo. Seja numa sociedade rica ou pobre, a igreja existe para fazer sentido na vida das pessoas.
Uma das coisas que eu mais admiro nos profetas do Antigo Testamento é a capacidade de olhar ao seu redor e saber discernir qual a necessidade que o povo estava vivendo. Jesus foi um grande exemplo neste sentido. Ele atendia as pessoas não só na área espiritual como também social. Salvava, mas também alimentava. Perdoava, mas também ajudava. Jesus era relevante para a vida das pessoas. Relevância tal, que multidões o seguiam, porque sabiam que Nele poderiam encontrar alguma coisa que fizesse sentido para suas vidas.
Concluindo. O mundo não precisa simplesmente de pessoas que digam que eles estão perdidos, que vão para o inferno. Eles precisam de pessoas que possam ajudá-los a compreender as realidades espirituais das quais não conseguem compreenderem sozinhos. A sua vida tem feito sentido para alguém? Qual é o valor da sua vida para o próximo?
www.ejesus.com.br
Faça um comentário