O cristão evangélico, tendo em vista que se julga salvo e que as demais pessoas que não pertencem a uma igreja evangélica estão perdidas, desenvolvem a Hybris Totalitária.
O que é isso? É uma atitude de arrogância, de prepotência, de orgulho, de soberba para com o outro. O evangélico é assim. Ele trata os outros de cima para baixo. Ele menospreza a experiência dos outros julgando-a inútil e pura perda de tempo.
Isso, conquentemente, o leva a não escutar, a não ouvir, a não se simpatizar como outro. A única coisa que o adepto da hybris totalitária pensa é em como converter o outro para à sua fé.
A pregação do evangelho é de fato um mandamento bíblico, mas não existe nenhum lugar na Bíblia que diz que isso tem que ser feito de forma soberba e orgulhosa. Não existe nenhum lugar na Bíblia que nos autoriza a olhar o outro de cima para baixo, a desprezar o outro porque tem outra religião.
Ore para que a igreja brasileira se livre da hybris totalitária.
Antonio C Barro
de onde tirou a ideia de que “os cristãos evangélicos” por confiar na salvação eterna, acha que quem não pertence a uma igreja evangélica não pode ser salvo