Autor: Ashbell Simonton Rédua
A minha esposa fez-me uma pergunta que não soube responder. Vi que ela ficou um pouco desapontada, afinal sempre pensava que eu sei de tudo um pouco, mas jornalista como é, com certeza ela tem mais conhecimento.
O que é humildação? Perguntou… e… depois respondeu: é a diminuição do meu ego, isto é, afastar-se do egoísmo e responsabilizar-me pelo bem estar das demais pessoas.
Interessente, porque Jesus Cristo ensina sobre a humildade e deu exemplo de humilhação. Humildação é um conceito mais comum nas religiões transcendentais de cunho meditacionais, como por exemplo a yoga. Na cultura cristã é uma palavra desconhecida, contudo entendo que podemos aplicá-la no contexto cristão, pois entendo que humildação é junção das palavras humildade + ação, isto é, uma humildade que leva-nos a tomar certas atitudes, ter certo padrão de conduta ou mesmo uma filosofia de vida.
A humildade é preciosa aos olhos de Deus e revela que quem a possuir será mais e mais abençoado e agraciado com os Seus cuidados; ela conserva a alma na tranqüilidade e contentamento, mesmo em meio às dificuldades diárias gerando paciência e resignação nos momentos mais difíceis da vida.
Nesses dias os homens tem sido orgulhosos e individualista. Cada qual anda buscando o seu próprio interesse e vangloriando-se de suas atitudes. O homem é orgulhoso por natureza. Ele pensa que pode todas as coisas e que não necessita de Deus.
O orgulho destrói a humildade.
Ser cristão é acima de tudo ser humilde. A humildade é a característica daquele que segue a Cristo. Jesus foi humilde, como diz Paulo, tomando a forma de homem e sendo servo, não se gloriando de ser Deus, mas se esvaziou da sua posição para entrar na raça humana. Não é no fausto, no esplendor ou na majestade que Ele vem ao nosso encontro. Ele vem até nós na humildade, na mansidão, no amor.
O humilde reconhece que não possui méritos diante de Deus, e por isso, confia somente nEle para justificação. O Humilde sabe que não há obras suficientes que ele possa fazer para auto-justificar-se. Somente pela Graça e Misericórdia de Nosso Senhor é que alcançamos tal justificação.
Quando estamos na presença do Senhor com o coração humilde e contrito, Ele se compadece de nós e nos envolve com Sua Graça e Misericórdia. Precisamos elevar o nosso coração a Deus e busca-lo, deixando que Ele dirija as nossas vidas.
O Senhor nos deu a graça da humildade, vivendo em sadia convivência, não é fácil; é uma luta. Mas há possibilidade de vivermos, desarraigados de todo orgulho e individualidade, e buscarmos a harmonia, alegria na comunidade, vivendo em amor.
Que o Senhor vos abençoe!
PENSE: “Sede humildes! Sempre que estiverdes convencidos de que tendes toda a razão, é porque não tendes nenhuma.” (Josemaria Escrivá)
ORE: Senhor! Ajuda-me a ter um coração contrito e humilde. Retire de mim todo atitude, pensamento, atos e ações egoística, dá-me um espírito de humildade. Em nome de Jesus. Amém!
Faça um comentário