Autor: Francisco Chagas
A Bíblia muitas vezes emprega figura da realidade ou conhecimento humano com o fim de sedimentar na mente do homem verdades espirituais. Assim, para fixar o ensino sobre a unidade que deve haver entre os filhos de Deus, emprega a figura do corpo humano. "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também". (I Co. 12.12) "Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular" (I Co. 12.27).
Para tornar bem clara a necessidade de todo crente agir como testemunha de Jesus Cristo no mundo, usa a figura do "sal e luz". . (Mt. 5.13,14). "Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens" "Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte"
Para expressar o dever e pureza da Igreja, compara-a a uma esposa, dizendo que ela é a "esposa de Cristo". (Ap. 21.9) "E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro". Para ensinar que a linguagem do crente deve ser sempre santa, pura e bendizente, diz que (Pv. 10.11) "A boca do justo é fonte de vida…". (Conf. Sl. 19.8-10: "Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro, e ilumina os olhos". "O temor do SENHOR é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente". "Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos").
Para descrever os rebeldes e desviados dos caminhos do Senhor, trata-os "Como fonte turvada, e manancial poluído, assim é o justo que cede diante do ímpio (Pv. 25.26)". Somos então fontes de vida ou fontes de morte e destruição?
O Senhor não aceita vida dúbia! Sobre este aspecto o aposto Paulo faz uma indagação e logo a seguir uma conclusão, dizendo: (Tg. 3.11,12) "Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?" "Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce".
Não sei como tem sido a sua vida, mas devo dizer: Deus deseja restaurá-la caso encontre-se poluída pelo pecado, bastando que, em arrependimento, clame como o Salmista, (Sl. 86.6, 11) "Dá ouvidos, Senhor, à minha oração e atende à voz das minhas súplicas". "Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome". ( Sl.5.10,12) "Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto". "Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Amem!
Faça um comentário