Expectativa

Autor: Carrol Grady

Nós, porém, segundo a Sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça. II Pedro 3:13.

Nunca tive a aspiração de fazer carreira profissional, provavelmente porque o tipo de coisas que eu gostava de fazer – escrever, confeccionar colchas e trabalhar com música – não é o tipo de coisas com as quais é fácil manter-se. Mas quando nosso terceiro filho, o caçula, foi para a escola, relutantemente comecei a trabalhar.
Depois de muitos anos, a tensão e as frustrações de um bom desempenho numa área que não utilizava meus dons naturais, levaram-me gradualmente a um esgotamento. Por ocasião do meu sexagésimo aniversário, comecei a contagem regressiva para uma aposentadoria precoce. Pendurei uma correntinha feita com 24 alfinetes de segurança no meu calendário, para tirar um cada mês. Quanto mais curta ficava a correntinha, maior a minha expectativa de aposentar-me!

Quando o despertador me fazia saltar de um sono intermitente e, já cansada, enfrentava mais um dia, eu podia quase saborear o luxo de poder dormir até acordar espontaneamente. Quando eu tentava conviver com o estresse de trabalhar num escritório no qual as finanças determinavam fazer mais trabalho com menos ajuda, eu imaginava a paz de começar o dia com um tranqüilo desjejum e momentos devocionais, e com uma caminhada meditativa ao redor do laguinho próximo, desfrutando as belezas naturais do Nordeste. De maneira semelhante, quando retornava para casa exausta depois de um longo dia de trabalho e passava a cuidar das coisas que “tinha” de fazer, em lugar das que eu “queria”, sonhava com a hora em que teria tempo para as coisas interessantes que eu anelava fazer.

O dia da aposentadoria finalmente chegou. Em pouco tempo fiz algumas sóbrias descobertas. Os hábitos de trabalho intenso, como parte de sua personalidade ou desenvolvidos por causa da necessidade, não são facilmente vencidos. Eu havia nutrido tantas expectativas daquilo que poderia fazer depois de aposentada que, a princípio, tentei coisas demais. A recuperação depois de um esgotamento é um processo lento.

As coisas estão melhorando. Minhas expectativas são mais realistas, minhas exigências a meu respeito são mais reduzidas e estou desfrutando algumas daquelas recompensas com que eu sonhava por tanto tempo. Um período maior para reflexões sem pressa também me levou a comparar minha expectativa de aposentadoria com minha expectativa quanto à vinda de Jesus. Resolvi concentrar meu desejo e minha vida em algo muito mais maravilhoso que a aposentadoria – algo que não só corresponda às minhas expectativas, mas que as supere em muito: o gozo de estar com meu melhor Amigo para sempre.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*