Evangelismo universitário

Autor: Magno Ayala

O Evangelismo Universitário é um grande desafio para a sociedade cristã contemporânea. O curso superior adquiriu e adquiri cada dia mais relevância e por que não dizer obrigatoriedade para a maioria das profissões, em função disto temos um aumento impressionante no números de cursos oferecidos, abrangendo uma variedade mais extensa de áreas, que deixaram de se restringir apenas a Administração, Direito, Engenharia, e Medicina, hoje em dia para cada área específica praticamente existe um curso superior. As faculdades particulares se tornaram um bom negócio e muito empresários tem investidos maciçamente para construções de grandes prédios, com modernos laboratórios, amplas bibliotecas, professores capacitados, com mensalidades que variam para cada tipo de gosto e bolso, tudo isso para conquistar o prestígio e o respeito de milhares de alunos que terminam o ensino médio. Alguns setores das universidades públicas também têm tido um relativo crescimento, principalmente as universidades ligadas aos estados.
Toda essa situação não pode ser vista pelos cristãos apenas como uma boa notícia ou um sinal que o Brasil está crescendo, mas sim com uma certa atenção tendo em vista que a maior preocupação do cristianismo é a alma do homem e não sua “cabeça”, o que quero dizer com isso, é que a situação apesar de ser relativamente nova para nós brasileiros, existe um fato, todas essas universidades se constituem em uma comunidade, a “Comunidade Universitária”, mas tem um detalhe que talvez você não tenha parado para pensar, é uma comunidade sem Deus – Deus não existe! – não há provas científicas de sua existência, Ele não é compreendido pela razão matemática, não é aceito pela psicologia, e é totalmente desfeito pelo evolucionismo, mas não estou falando de apenas alguns cientistas que vivem “quebrando a cabeça” para provar suas teorias, estou falando de milhares e milhares de jovens universitários que estão intimamente envolvidos com todos esses pensamentos ateus, e que são obrigados a fazer da ciência e do conhecimento seu único deus. A ciência é um deus impiedoso, não ama, não perdoa, não aceita o erro, é indiferente as carências espirituais de todo ser humano, não aceita o homem como ele é. Isso se constitue um peso para os jovens e as vezes esse peso se torna pesado demais e alguns não conseguem carregar e acabam dando fim a uma vida que praticamente nem começou a ser vivida ainda.
Não estou pregando contra a ciência, nem poderia estar, pois sou universitário e me empenho para adquirir maiores conhecimentos, mas sim sobre a ausência de Deus nas universidades, e isso não é culpa da ciência, por que a responsabilidade não é da ciência mas sim nossa enquanto cristãos (Mc 16:15), Deus nos incumbiu dessa tarefa, Ele nos mandou que pregássemos em todos os lugares e não somente no interior das quatros paredes das nossas igrejas. Se a situação chegou aonde está, é porque passamos muito tempo sem nos ater a isso, inconsciente de uma situação que está afastando em massa multidões de pessoas de Deus, e elas não tem como dizer não, não tem recursos para isso, por que o recurso para tal atitude (o Espírito Santo), temos guardado muito bem escondido para nós e não temos levado para eles.
Louvo a Deus, que pela sua eterna misericórdia, têm levantado alguns ministérios específicos para a Evangelização Universitária – ABUB, GPEU, MPC, MEUD, MEUC – os jovens envolvidos neste ministério tem encarado esta realidade e assumido o desafio de levantar neste lugares uma bandeira de paz, de amor, de salvação, enfim, de dizer que eles precisam de Deus e que somente Jesus é o único e verdadeiro Caminho. São jovens separados por Deus, que com algumas dificuldades e infelizmente muitas vezes sem apoio ou até mesmo com a desaprovação de suas igrejas, pastores e/ou líderes, não tem desistido, em tudo são atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.
Está na hora de todos nós Cristãos despertarmo-nos para essa realidade difícil, – trata-se de almas, prioridade máxima do Cristão – mas não impossível para Deus, quando estivermos juntos com esse desafio, tanto os que estão dentro da universidade quanto os que estão fora, vamos começar ver o Deus do impossível agindo de uma forma mais intensa dentro das universidades, salvando, restaurando, curando, edificando e abençoando de uma forma geral.
Orem por este ministério, ajude-o, você estará colaborando para o crescimento do Reino.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*