Evangelho, uma mensagem ultrapassada

Autor: Osmir Aparecido Cruz

Este tema não parece ser nada agradável. Pois uma coisa ultrapassada é uma coisa que geralmente não tem mais valor, ou seja, que não tem mais sentido de Ser ou de Existir. Quando olho para minhas fotos, que foram tiradas há dez anos atrás, tenho vergonha de mim mesmo. Às vezes penso que estou mais bonito, outras vezes penso que estou mais feio. Mas o fato é que cada foto tem a ver com uma realidade. Ninguém se parece consigo mesmo. Todos nós nos parecemos com a realidade que o mundo apresenta. Quando compramos uma roupa nova (sapato, calça, camisa), escolhemos aquilo que esta se usando, e não aquilo que já se usou. Não é porque somos mais modernos, e sim, porque não queremos andar por ai “pagando mico”. 
Quando penso no Evangelho tenho medo. Pois ele é a única coisa que não pode ser atualizada. Ele não se torna mais ou menos moderno com o passar dos anos. Ele não se renova com a nossa realidade, e nem mesmo muda como quer o homem. O Evangelho é atualizado por si só. O meu medo é o simples fato de as pessoas compararem o Evangelho a um álbum fotográfico, ou com uma roupa que foi usada há anos atrás, e começarem a achar podem atualizá-lo ou mesmo achar que ele não tem mais validade para os nossos dias atuais. O que se tem visto são pessoas que tem mudado o Evangelho. Pessoas que pregam qualquer coisa, menos sobre o Evangelho. Pregam sobre o seu eu; pregam sobre livros, jornais, revistas, mas nunca sobre o Evangelho. O Evangelho que a Bíblia ensina não é o Evangelho que muitas igrejas tem ensinado. A Bíblia ensina é o fato de Cristo ter morrido pelos pecados da humanidade (1Co. 15:1-4). Afinal, essa é missão da igreja cristã: reconciliar o homem a Deus (2Co. 5:18). E Isto só é possível através do Evangelho, pois é nele que o homem se encontra com Deus por meio da fé.
Fico triste quando ligo a televisão, num canal que se diz evangélico, mas que não tem nada de evangelho e ouço as pessoas sendo convidadas a virem a Cristo por vários motivos. Algumas para serem curadas; outras para adquirirem prosperidades; outras para salvar seus casamentos, enfim, para qualquer coisa, só não para a Salvação das suas almas. Nunca ouvi nenhum pregador dizer: você que é pecador, venha até Cristo para que ele perdoe seus pecados e salve sua alma. Cristo não veio ao mundo para curar as pessoas (mesmo que tenha feito); não veio ao mundo para dar prosperidade às pessoas; nem mesmo para salvar casamentos. Ele veio ao mundo para salvar o homem, e essa deve ser a mensagem primordial da igreja: salvação da alma humana. Qualquer coisa que fuja disso não é Evangelho. Não estou querendo dizer que Cristo não possa curar; nem mesmo dar prosperidade ou salvar casamentos. Ele pode fazer isso e muito mais. Mas isso não foi o que Cristo veio fazer ao mundo. Evangelho é Cristo salvando a alma do homem. È o que Pedro fez na sua primeira mensagem: “arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados. E recebereis o perdão dos pecados” (grifo do autor Atos 2:38). A maior prova do Amor de Deus para conosco, não são os benefícios que Cristo pode nos conceder aqui, e sim aqueles das quais Ele já nos concedeu no céu. Pois a Bíblia ensina que nós, doentes ou sãos, ricos ou pobres, já estamos assentados nas regiões celestiais com Cristo Jesus (leia o texto Ef. 2:6).
As igrejas estão cheias de pessoas decepcionadas com Deus. Pessoas que um dia vieram à igreja esperando receber alguma coisa de Deus. Ou mesmo pessoas que doaram todos os bens materiais para igreja, esperando receber algo em troca de Deus. Fique com uma mensagem meu irmão: Deus não faz trocas, o que Ele nos dá é pela Graça (favor imerecido). Você não precisa dar nada para receber, apenas seja fiel.
Concluindo. Que a mensagem do Evangelho fique gravada em seu coração por toda a eternidade. O verdadeiro valor do Evangelho se encontra na completa Salvação de um pecador arrependido.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*