Esgotamento Espiritual

Autor: Paulo Roberto Sória
‘Estou me sentindo triste, aborrecido, mal-humorado, chateado, nervoso e não desejo ver nem conversar com ninguém. Quero estar só.’ Estas declarações e tantas outras podem ser sintomas de esgotamento, estresse, depressão, estafa, ou angústia. Podem apenas demonstrar cansaço ou necessidade de uma boa noite de sono, ou realmente carecer de um tratamento médico. Por outro lado, podem também ser o alerta de uma situação de caráter espiritual, que precisa ser revista com carinho. Quase sempre há um misto de espiritual e psicológico ou ainda, mais grave, de espiritual e psiquiátrico.

Temos alguns exemplos clássicos no Velho Testamento.

Saul – Desde sua aclamação como rei de Israel, vemos Saul com atitudes estranhas. Samuel já havia ungido Saul como rei ( 1 Samuel 10.1 ), ele já havia profetizado entre os profetas do Senhor ( 1 Samuel 10.10 ), no entanto na hora da aclamação ele vai se esconder entre a bagagem ( 1 Samuel 10.22 ).

Davi- O segundo rei de Israel também conheceu o esgotamento espiritual, perdeu a alegria da salvação ( SI 51.12 ) sentiu-se no fundo do abismo ( SI 130.1 ), esteve angustiado ( SI 138.7 ), andou pelo vale da sombra da morte ( SI 23.4 ), mas venceu todos os obstáculos confiando no Senhor Todo Poderoso. Que extraordinária diferença com seu predecessor! Davi confiou em Deus e foi vitorioso. Outros exemplos preenchem os relatos da Bíblia e, evidentemente são numerosos em nossos dias. Nós nos sentimos esgotados espiritualmente devido à fraqueza que deixamos instalar –se em nós.

Lembremo-nos do que Paulo diz em Romanos 8.18 “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada”. As aflições que recaem sobre nós precisam ser vencidas com a ESPERANÇA e com a PACIÊNCIA ( Romanos 8.24-25 ). Como podemos reverter o fluxo do esgotamento? O inverso de esgotar é encher. É preciso encher-nos do Espírito Santo. Novamente a pergunta surge: Como estancar o esgotamento e produzir a ação de encher, completar e abundantemente vivermos uma vida espiritual frutífera?

‘E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.’ Romanos 8.26. O esgotamento espiritual deve ser vencido da mesma forma que fazemos quando nosso automóvel não caminha mais por falta de combustível: é necessário encher o tanque.

wwww.sermao.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*