Enfrentando e vencendo o fracasso

Autor: Rick Warren
Não há vida humana que seja uma ininterrupta série de vitórias. Todos nós experimentamos reveses, derrotas, perdas e fracassos. Mesmo os grandes rebatedores no jogo de basebol acertam apenas 30% das bolas. Todos nós cometemos erros.
Já que falhar é o nosso denominador comum, uma das habilidades mais importantes que podemos aprender é como responder ao fracasso. Pessoas bem-sucedidas sabem como transformar cada fracasso em uma experiência de aprendizado: o primeiro passo para o sucesso. Embora as razões para o fracasso sejam inúmeras, aqui estão as mais comuns. Podemos fracassar:
. Quando não planejamos com antecedência. Como diz um velho ditado: “Se você deixa de planejar, está planejando o fracasso”. Provérbios 27.12 diz: “O homem sensível fica atento aos problemas que terá adiante e se prepara para fazer frente a eles”. Segundo a Bíblia Noé começou a construir a arca muito antes que começasse a chover.
. Quando pensamos que já “chegamos lá”. Lembre-se da lição da baleia: justamente quando chega à tona e lança o jato para o ar é que ela acaba sendo arpoada! Provérbios 16.18 afirma: “O orgulho leva à destruição e a arrogância conduz à queda”.
. Quando temos medo de assumir riscos necessários. Medo de fracassar pode levar ao fracasso. Preocupamo-nos com o que os outros irão pensar de nós se fracassarmos e, então, nem ao menos tentamos. Ex-atleta profissional de sucesso, Fran Tarkenton disse: “O medo prepara você para ser um perdedor”. Fracassamos quando deixamos de tirar proveito de oportunidades de ouro.
“O medo do homem é uma armadilha perigosa” (Provérbios 29.25).
. Quando desistimos cedo demais. Muitas vezes o sucesso está quase na esquina. Uma disputa esportiva geralmente é ganha nos segundos finais. Se não for bem-sucedido da primeira vez,
você é uma pessoa normal! Continue tentando! O valor do selo postal está em sua habilidade de ficar grudado até chegar ao seu destino. “Um sujeito preguiçoso enfrenta problemas ao longo de toda a sua vida” (Provérbios 15.19).
. Quando ignoramos os avisos de Deus. A Bíblia é o manual para a vida que nos foi dado por nosso Deus e Criador. Ela está repleta de instruções práticas e diretrizes para o trabalho, lar, finanças, relacionamentos e saúde. Quando deixamos de segui-las, estamos pedindo para ter problemas. “Há caminhos que para o homem parecem direitos, mas ao final conduzem à morte”
(Provérbios 14.12).
Há uma verdade importante sobre fracasso que vale a pena ser lembrada: Fracasso só é definitivo quando você permite que ele o seja. Você jamais será um fracasso enquanto não desistir.
Consideramos agora os passos para recomeçar quando experimentamos o fracasso.
. Aceitar a responsabilidade pelo seu próprio fracasso. Se você cometeu um erro, admita! Bem-vindo à raça humana! Não culpe outras pessoas. Os perdedores amam culpar a falta de sorte, a economia, o seu chefe, o seu cônjuge e até mesmo Deus por seus infortúnios. Os vencedores, porém, jamais acusam os outros, nem se desculpam a si mesmos quando falham. Em 1974, após uma série de vitórias em 88 jogos, a equipe de basquetebol da UCLA perdeu para o Notre Dame uma partida na qual vinham mantendo 11 pontos de vantagem. As manchetes dos jornais do dia seguinte estampavam o seguinte: “O treinador Wooden declara: ‘Culpem a mim!'” Wooden foi um vencedor. Provérbios 28.13 diz: “Aquele que se recusa a admitir os seus erros jamais poderá ter sucesso. Porém, se confessá-los e abandoná-los terá uma nova chance.”
. Reconhecer os benefícios do fracasso. Podemos aprender muito com o fracasso. Ele nos mostra o que não funciona. Thomas Edison disse: “Não o chame de fracasso, mas de instrução!”
Ele nos obriga a ser mais criativos. Leva a buscar novas maneiras de realizar um trabalho. Impede a arrogância e o egoísmo. Se tudo o que fizéssemos se transformasse em sucesso estrondoso, ninguém aguentaria viver conosco! O fracasso nos leva a reavaliar o que é importante na vida. É uma das formas pelas quais Deus nos leva a refletir sobre a direção em que está indo nossa vida.
Provérbios 20.30 diz: “Ás vezes, é necessária uma situação dolorosa para fazer-nos mudar nossos rumos.”
. Pedir a Deus sabedoria para compreender a causa. Por que eu falhei? Existe alguma razão que talvez me tenha levado à predisposição para o fracasso? Existem motivos inconscientes. Às vezes sabotamos nossos próprios esforços, pelas seguintes razões: (1) Medo do sucesso. Sucesso pode significar ter que lidar com mais responsabilidade do que estamos dispostos a assumir.
(2) Culpa. Se sentir que não merece ser bem-sucedido, pode estar se predispondo ao fracasso. (3) Ressentimento. Alguns fracassam para se vingar dos que os pressionam a ser bem-sucedidos.
Se buscarmos, Deus proverá a sabedoria que necessitamos para adquirir discernimento valioso através do fracasso. Tiago 1.5 promete: “Se você carece de sabedoria, peça-a a Deus, que a dá generosamente a todos…”.
. Esqueça o passado e concentre sua atenção no futuro. O passado deve permanecer no passado. Ele não pode ser alterado. É como a água que já passou por baixo da ponte: você não pode fazer que ela volte para trás. Sendo assim, o melhor a fazer é deixar de se preocupar com o passado e seguir em frente.
Compreendendo a dor do fracasso e a futilidade de tentar desfazer o que foi feito no passado, o apóstolo Paulo escreveu: “Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo” Filipenses 3.13-14).

visite ainda www.sermao.com.br

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*