Autor: Josué Mello Salgado
“Também vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coraç&atiolde;o de pedra e vos darei um coração de carne”.
Quem já experimentou reformar uma casa velha, descobriu, provavelmente, que teria sido muito mlehor construir uma nova. Eis que a casa velha contém defeitos e malfeitos que só se revelam quando se tenta reformá-la. Resultado: o barato sai caro e acaba por não satisfazer plenamente os interesses.
Este exemplo da vida prática ilustra bem a proposta do Evangelho de Jesus Cristo para o homem. A proposta nãi é uma reforma, mas um novo nascimento. A alguém que orava pedindo a Deus que o fizesse um homem melhor, foi dada uma oração resposta: “seria melhor fazê-lo de novo, Senhor!” Ordinariamente o homem busca uma reforma de sua velha vida ao invés de uma experiência de regeneração.
Tito descreve a regeneração assim: “Não em virtude de obras de justiça que nós houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericórdia, nos salvou mediante o lavar da regeneração e renovação pelo Espírito Santo” (Tito 3.5). A palavra grega para a expressão regeneração é palligenesias que traduzido literalmente lsignifica nascimento de novo. A vida cristã não se dá por reformas, mas tão-somente por meio de uma genuína experiência de regeneração.
O tema da campanha de missões estaduais para este ano é o que encima esta pastoral: “Eles precisam de um novo coração”, baseada no texto de Ezequiel 36.36. A missão da Igreja de Jesus Cristo não é lutar por reformas do ser humano mas promover por todos os meios possíveis a esperiência da regeneração efetivada como nos ensina Tito, pela ação do Espírito Santo.
Os índices crescentes de violência e de imoralidade no DF, além da norme dívida social e o crescimento da corrupção nas instituições, apontam exatamente para esta necessidade. A pergunta que se faz a todos nós é esta: como assistir passivos a tudo isso?
Que tendo todos nós corações pulsando conforme o coração de Deus e que conscientes da necessidade que no coração do Brasil surjam novos corações, possamos anunciar as boas novas da Salvação em Jesus Cristo.
Faça um comentário