Diferença entre um membro da igreja local e um discípulo

Autor: Autor Desconhecido

O membro espera Pães e peixes; o discípulo é um pescador.
O membro luta por crescer; o discípulo por reproduzir-se.
O membro se ganha; o discípulo se faz.
O  membro  gosta  do  afago;  o  discípulo, do  serviço e do sacrifício.
O membro entrega parte dos seus desejos; o discípulo entrega sua vida.
O membro espera que lhe aponte a tarefa, o discípulo é  solícito em tomar a responsabilidade.
O membro murmura e reclama;  o discípulo  obedece  e nega a si mesmo.
O membro reclama que o visitem; o discípulo visita.
O membro vale porque soma, o discípulo porque se multiplica.
O membro sonha com a igreja ideal; o discípulo se  entrega  para fazer a igreja real.
O membro diz: Que bonito! O discípulo: Eis-me aqui!
O membro espera o avivamento na  Igreja; o  discípulo  é  parte dele.
O membro é forte soldado na trincheira de defesa; o discípulo  é um soldado invasor na trincheira do inimigo.
O membro é condicionado pelas  circunstâncias; o  discípulo  as aproveita para exercitar sua fé.
O membro é valioso; o discípulo é indispensável.

QUAL É O SEU PAPEL NA IGREJA DO SENHOR, MEMBRO OU DISCÍPULO?

1 Comentário

  1. DISCÍPULOS X MEMBROS
    Tem fundamentação bíblica?
    Fiquei estarrecido ao assistir um vídeo onde o tema é Discípulos X Membros. Tomado de curiosidade fui ao GOOGLE e ao YOUTUBE, para saber mais, e qual não foi a surpresa ao me deparar com dezenas de mensagens sobre o referido tema. O tema parece ser tão vibrante na mente daqueles que estão a alardeá-lo que parece haver uma competição, no sentido de quem consegue apresentar mais diferenças entre discípulos e membros. O cristão hodierno (como os do passado), trava uma intensa batalha contra as astutas ciladas do diabo, e não é luta contra a carne, e nem contra o sangue, mas sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes, Ef. 6.12.
    A palavra discípulo (Matetés), significa aderente, seguidor. É a pessoa que recebe de alguém algum tipo de ensino, seja de cunho religioso ou não. A palavra membro (Mélos) em I Cor 12.12-31 refere-se a um órgão do corpo com função específica e essencial para o bom funcionamento de outros órgãos e do próprio corpo. A palavra corpo (Soma) utilizada no texto se refere ao corpo humano, pois o apóstolo está fazendo uma analogia entre o corpo humano, e seus órgãos (Membros), e o corpo de Cristo (A Igreja), verso 27. O APÓSTOLO está ensinando que cada membro do corpo é ESSENCIAL para o conjunto todo e o bom funcionamento do conjunto dependerá de cada membro. Assim o olho não pode querer ser pé e nem o pé dizer: Por que não sou olho? Não pode existir dissensão entre os membros sob pena de ser o fim de todo o corpo.
    Pois bem, o erro que cometem estes propagadores do tema DISCÍPULOS versus MEMBROS é o de apropriarem-se da palavra membro no sentido de pertencer a um clube, ou a uma instituição religiosa qualquer, com CARTEIRINHA carimbada e assinada. Mas o maior erro que cometem é não perceberem que estão disseminando uma mensagem maligna, corrompendo o verdadeiro sentido da palavra MEMBRO e causando com tal mensagem subliminar, dissensão e sobretudo DISCRIMINAÇÃO entre cristãos.
    Ora, o que é isso? Quer dizer que agora o discípulo possui a tecnologia de ponta da fé? Mas o membro, coitado, está obsoleto e precisa se converter para voltar a ser discípulo? Eureca!!! Descobriram a RODA, a roda da fé! Estamos em uma nova dimensão em termos de catequese, aleluia!
    A catequese agora volta-se para dentro das Igrejas, pois o membro (tornou-se imprestável), não ajuda o pastor, pelo contrário, precisa da ajuda do pastor, e os pastores aplaudem em pé, ao ouvirem uma mensagem assim, e bradam fortes aleluias! Vejamos algumas diferenças entre discípulos e membros propaladas pelos defensores de tal tema, coletadas apenas de uma fonte, e olha, são dezenas:
    1. O membro espera pães e peixes; o discípulo é um pescador.
    2. O membro luta por crescer; o discípulo luta para reproduzir-se.
    3. O membro se ganha; o discípulo se faz.
    4. O membro depende dos afagos de seu pastor; o discípulo está determinado a servir a Deus.
    5. O membro gosta de elogios; o discípulo do sacrifício vivo.
    6. O membro entrega parte de suas finanças; o discípulo entrega toda a sua vida.
    7. O membro cai facilmente na rotina; o discípulo é um revolucionário.
    8. O membro precisa ser sempre estimulado; o discípulo procura estimular os outros.
    9. O membro espera que alguém lhe diga o que fazer; o discípulo é solícito em assumir responsabilidades.
    10. O membro reclama e murmura; o discípulo obedece e nega-se a si mesmo.
    Fonte: https://pastorchicco.wordpress.com
    E por ai vai, pois, a criatividade não tem limites, o céu é o limite, e atentemos ao fato de que eles parecem estar competindo para ver quem apresenta mais diferenças entre discípulos e membros. Estamos em intensa batalha contra as ciladas do diabo, e não é luta contra a carne e nem contra o sangue, mas sim, contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes, Ef. 6.12. De onde procede tal mensagem? Mensagem discriminatória, horrível, que não edifica a ninguém, mas que pode ser causadora de dissensão? A dissensão é fruto da carne Gal. 5.20 e, eis ai está a origem de tal mensagem.
    Por que estas pessoas não estudam mais profundamente a Palavra de Deus? Por que não procuram saber o que é EXEGESE e de posse de tal ferramenta trazer ensino mais edificante para aqueles que estão abertos para aprender? Porque não lhes interessa! Não atende seus interesses, e portanto, ai estão disseminando mensagem carnal, maligna, perversa e discriminatória! Que Deus nos ajude nestes tempos difíceis de luta contra as potestades a termos discernimento e nos colocarmos aos pés daquele que tudo pode, nosso Bendito Senhor e Salvador Jesus Cristo. Tal mensagem, NÃO TEM FUNDAMENTO BÍBLICO!
    Sê advertido, ó proclamador de mensagens discriminatórias!

    Francisco Sitton
    Teólogo.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*