Desobstruir o nosso coração

Autor: Sergio Presta

Nem sempre é fácil constatar que, dia após dia, Cristo estende a Sua mão para cada um de nós. Isto normalmente acontece porque muitas pessoas têm uma visão distorcida de Deus que os impede de chegar mais perto D’Ele.
Para tentar fugir desta visão distorcida de Deus é necessário abrir o nosso coração, estender a nossa mão e não deixar passar a chance de nos agarrarmos a Deus, para que possamos sentir o Seu poder transformando a nossa vida.
Assim, não resta dúvida que para conseguir viver plenamente o poder de Deus transformando vidas, faz-se necessário fomentar o perdão. Isto porque, o perdão e a providência divina estão intimamente ligados.
Nem sempre isso é fácil, até porque passamos por situações dolorosas que, invariavelmente, nos marcam muito e geram mágoas. São situações que envolvem pessoas, instituições, acontecimentos. Por isso, existem pessoas “magoadas” com Deus.
Quantas vezes perguntamos: Por que Deus fez isso comigo? Por que permitiu essa situação?
São situações que não aceitamos. Não conseguimos entender e, por isso, ficamos magoados com Deus. Talvez até pensemos que o nosso motivo é justo.
Mas veja bem: esse “ficar magoado com Deus” é como um coágulo dentro das veias do nosso coração: ele impede que possamos viver plenamente a graça de Deus.
É por isso, que urge que cada um de nós possa fazer uma experiência: dar a Deus a chance de desobstruir as válvulas do nosso coração para que assim possamos “derramar” o perdão.
Sei que para muitos é difícil perdoar, porque isso implica tocar nas feridas e mexer em situações dolorosas; perdoar implica, invariavelmente, em abrir o nosso coração e remexer no “lixão” de nossa vida. Tenho a certeza de que seria mais fácil não tocar em nada disso!
Com tudo isso, Deus nos mostra que é mister jogar fora o lixo; o que significa coloca-nos aos pés da Cruz de Jesus. Porém, este convite ao perdão não é uma imposição de Deus; na verdade, Deus quer nos conceder a graça de retirar de nosso coração tudo que está estragado, através do Seu infinito amor, porque Ele é amor.
E, nós, que somos Sua imagem e semelhança, temos uma necessidade tão preeminente deste amor. É por isso, que para alcançarmos a felicidade, dentro de cada um de nós só pode ficar o amor e o que ajuda a amar. Aquilo que é contrário ao amor é tóxico e venenoso.
Não podemos duvidar que cada um de nós foi feito para o amor! Por isso, é preciso viver o amor em toda a sua plenitude. E, para viver bem essa proposta é preciso ter fé e confiança no poder de Deus que transforma corações e restaura vidas.

(Adaptação do texto de Pe. Jonas Abib por Sérgio Presta)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*