Autor: Jose Geiger
“Porque é de dentro, do coração, que vêm os maus pensamentos, a imoralidade sexual, os roubos, os crimes de morte, os adultérios, a avareza, as maldades, as mentiras, as imoralidades, a inveja, a calúnia, o orgulho e o falar e agir sem pensar nas conseqüências.Tudo isso vem de dentro e faz com que as pessoas fiquem impuras”. (Mc. 7: 21-23)
A Palavra de Deus realmente não deixa os homens desnorteados em relação aos fracassos e misérias que cercam o interior do coração, mas que muitas vezes, aparentemente, não desvalidam a personalidade e caráter de uma pessoa. O coração tratado na Bíblia, nesta passagem, logicamente não está relacionado ao orgão responsável pela circulação, mas está relacionado ao pisiquê ou alma; o centro das vontades e desígnios do homem. Vemos que fica claro em outras passagens a mesma tônica quando se trata do coração. Em Gênesis 6:5, O Senhor Deus olhou para o desígnio do Coração do homem, e viu que era o motivo de toda a sorte de maldade ter se espalhado por toda a terra. Dai decidiu destrui-la por causa da corrupção que tomara todos os homens.
Em tantas outras passagens vemos que o coração sempre foi o alvo do nosso Deus. Ele sabe que somente o homem que preserva-lo íntegro poderá dircenir o caminho certo a tomar em sua vida (Pv.4:23). “Diz o insensato no seu coração: Não há Deus. Corrompem-se e praticam abominação; já não há quem faça o bem.” (Salmos 14:1 )
Quando o homem pecou no Éden, seu coração se corrompeu e ele perdeu a pureza que permitia a presença de Deus lhe assistir todos os dias. Seu coração perdeu a comunicação com o Espírito Santo e ele começou a andar segundo sua própria vontade. Toda a nossa vida, procede de nosso coração. Nossos pensamentos, motivos palavras, sentimentos, atitudes e ações.O homem foi criado para ser governado por um senhor, e uma característica que afirma isto, é a abertura inerente para impulsos externos, então sempre voltado para obedecer circunstâncias, e aparentemente buscando direção em seu intelecto e obedecendo sua alma, que desligada de Deus se alimenta em fontes erradas para buscar acertos internos. A alma e intelecto não tem e não foram projetados por Deus para serem a bússola da vida. O homem continua sendo uma criatura dependente por natureza e está sempre buscando vida fora de si mesmo. A vida egoísta e auto-confiante, que serve, justifica, glorifica apenas a si mesma, servindo portanto ao deus deste mundo, Satanás, não se salvará. Veja a passagem – “Se eu não for, o Espírito Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo eterno: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais;do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. Jesus deixou claro que a volição do homem agregada ao convencimento do erro, é essencial para a mudança interior.
A única forma é transplantar este coração corrompido para um coração puro. Em Ezequiel 36:26, o Senhor Deus dá a receita; Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. O Coração de carne expresso nesta passagem, expressa um coração flexível e moldável à palavra de Deus. Este coração que só Deus pode dar ao homem que crê em Jesus, seu Filho, que se ofereceu como expiador de nossa condenação de morte, pode ter novamente comunicação com Ele.
Em Hebreus 10:16-17, a palavra de Deus diz: “Esta é a aliança que farei com os homens,…diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre”.
O coração inevitavelmente é o centro de nossas vidas e o centro da atenção de Deus para nos salvar. Por isso Jesus foi objetivo quando afirmou :
“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”. (Mt. 5:8 )
Fontes : Bíblia Revista e atualizada 1997- SBB
Santificação – Anderson; Neil / Saucy; Robert
Faça um comentário