Autor: Ronaldo Lidório
(Missionário moraviano anônimo, respondendo a um apelo para o alcance dos Esquimós no distante Alaska, século 18. Hoje mais de 50% de todos os Esquimós são cristãos)
Amados irmãos,
Deus tem sido bondoso e cuidado de nós.
Ronaldo recuperou-se bem da cirurgia e logo depois pudemos ir para São Gabriel onde tomamos a canoa do Projeto Amanajé e partimos para o rio Uaupés. Por incrível que possa parecer passamos muito frio nestes dias viajando pelos rios ! A temperatura baixou subitamente e nos vimos usando jaquetas e blusas de frio em plena Amazônia. Os indígenas possuem vasta mitologia sobre o porquê deste fenômeno nesta região, que aparentemente ocorre uma vez por ano.
Na aldeia Penoá pudemos iniciar o processo para a chegada de Marcelo e Claudia planejada para setembro e houve boa recepção por parte dos indígenas. Na aldeia Sucuri constatamos o ótimo relacionamento que os Hupda têm tido com Márcio e Isaura, que é um motivo de louvor a Deus. Ao longo do Uaupés também pudemos estudar algumas situações e oportunidades, e planejar os próximos passos a serem dados.
Em Manaus acompanhamos a construção do Barco Amanajé que será usado no Alto Rio Negro para a evangelização de etnias ainda sem a presença missionária. Ronaldo continuou o curso que está ministrando, em módulos, para alguns irmãos indígenas já convertidos que juntarão forças conosco a partir de 2004 se tudo for bem.
Quanto à equipe Amanajé Iraque e Silvéria retornaram para a base e reiniciam agora o trabalho no Rio Cuieiras. Deus os abençoou e tiveram um bom tempo junto às igrejas enviadoras nas últimas semanas. Márcio, Isaura e Evelise contraíram dengue nos últimos dias. Márcio ficou bem enfraquecido mas já está melhorando. Marcelo e Claudia se preparam para os próximos passos na Amazônia mas Cláudia precisará passar por um tratamento médico antes disto, motivo pelo qual também pedimos suas orações.
Recebemos com alegria notícias da Igreja Konkomba na África. Labuer nos contou sobre as últimas reuniões com a liderança das diversas igrejas, e a Clínica está indo muitíssimo bem sob o comando do Makanda. Louvamos a Deus. Estamos trabalhando bastante (no Brasil e nossos irmãos na África) na correção final do Novo Testamento em Limonkpeln, dialeto Konkomba. Soubemos que a conclusão deste projeto tem sido motivo de muita oração por parte da Igreja na tribo e sem dúvida nos dará uma enorme alegria ver o Novo Testamento publicado e bem usado pelos irmãos na África.
Contamos com suas orações:
1. Pelos compromissos que temos nestes próximos dois meses que incluem diversas viagens.
2. Pela continuidade do curso de treinamento de líderes e plantadores de igrejas com nossos irmãos indígenas.
3. Pela continuidade do bom relacionamento com as comunidades indígenas no Uaupés.
4. Por proteção do Alto, especialmente durante as longas viagens pelos rios.
5. Por Márcio, Isaura e filhinhas que voltam dentro de poucos dias para a aldeia Sucuri. Também pela recuperação completa da saúde da família.
6. Por Marcelo e Claudia que se preparam para a entrada na aldeia Penoá. Especialmente pela saúde da Cláudia.
7. Por Iraque e Silvéria, com filhinhas, que reiniciam o trabalho no Rio Cuieiras e administração da base em Manaus.
8. Pelo término do Barco Amanajé e provisão de Deus para cumprirmos os compromissos.
9. Pela correção e publicação do Novo Testamento na língua Konkomba-Limonkpeln.
Um grande abraço.
Juntos no Senhor Jesus,
Rossana e Ronaldo Lidório
www.ronaldo.lidorio.com.br
Faça um comentário