Autor: Sérgio Roberto Pinheiro Gomes
Cresci ouvindo uma máxima de minha avó que dizia: “casa de pai é escola do filho”.
Minha avó, mulher cristã que sofrera toda uma vida com um jugo desigual, nos alertava sobre a responsabilidade que deveríamos ter na educação de nossos filhos pelo nosso exemplo pessoal, e eu pude perceber, cerca de vinte e cinco anos mais tarde, que tudo aquilo era verdade. Eu estava trabalhando como gerente geral em um dos maiores bancos do Brasil e fazia muitas viagens para cursos da empresa, certa vez eu cheguei em casa e encontrei meus dois filhos brincando. Elioenai estava com uma mala imaginária, deu um beijo em Ruama e disse-lhe: “Papai vai viajar e quando voltar vai trazer os lanches do avião e uma lembrancinha pra vocês. Tchau filhos, papai ama vocês”. Aquela cena calou profundamente em mim e, foi aí que decidi diminuir ao máximo as viagens para cursos. Uma outra vez perguntei ao meu filho o quê ele queria ser quando crescesse e ele respondeu prontamente que queria ser pastor e gerente de banco.
Se você observar melhor vai perceber que seu filho anda parecido com o seu jeito de andar e está sempre lhe imitando.
O ensinamento bíblico chama a atenção para o fato de que a educação deve ser integral e contínua e em todos os momentos e atividades da vida, disse Deus: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. Também as atarás por sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os teus olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa, e nas tuas portas.” (Deut. 6.6-9).
Cuidado, as crianças estão por perto! Lembre-se que você é responsável pela educação de seus filhos. Gaste tempo com eles, não deixe a televisão, os cartoons (desenhos animados), as tias, os traficantes ou qualquer outra coisa ou pessoa ocupar o lugar que pertence a você na formação do caráter de seus filhos. Deus deu essa responsabilidade exclusivamente a você e é de você que Ele pedirá contas. Seja um Pai que pratica a Palavra e anda com Deus. Seus filhos verão e, para sempre, isso ficará gravado em seus coraçõeszinhos. Feliz dia dos Pais!
Faça um comentário